Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Leões ganham três milhões

O Sporting tem direito a cerca de três por cento de qualquer verba envolvida na transferência de Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid. Segundo fonte de Alvalade, o montante em causa tem a ver com a denominada "compensação por formação", prevista nos regulamentos da FIFA e que visa proteger os clubes onde os atletas iniciaram a carreira.

23 de Junho de 2008 às 00:30
O Manchester United pagou 15 milhões de euros ao Sporting por Cristiano Ronaldo, em 2003. Na altura, o jogador tinha 19 anos
O Manchester United pagou 15 milhões de euros ao Sporting por Cristiano Ronaldo, em 2003. Na altura, o jogador tinha 19 anos FOTO: Magi Haroun, Epa

"Se o jogador for vendido por 100 milhões de euros, o Sporting terá direito a cerca de três milhões, montante que respeita o que está estipulado nos regulamentos para um futebolista que deixe o clube formador com 19 anos. Foi essa a idade com que Ronaldo trocou o Sporting pelo Manchester", observou a fonte contactada pelo CM.

Entretanto, Bernd Schuster, técnico do Real Madrid, disse ontem ao jornal espanhol ‘Marca’ que o clube "pagará o que for preciso" para ter Ronaldo vestido de branco na próxima época. "Ele é fantástico e pode ajudar-nos a conquistar a Liga dos Campeões", justificou o alemão, apontando os 100 milhões de euros como o valor máximo a pagar pelo internacional português.

Schuster mostrou-se igualmente compreensivo com a recusa do Manchester United em vender o melhor marcador do campeonato inglês com 31 golos. "Quando se tem um jogador daquele calibre ninguém quer que ele saia. É natural. No lugar deles eu também não deixava", admitiu.

O mesmo jornal faz ainda referência à viagem-relâmpago de Jorge Mendes, empresário do jogador, a Manchester, no sentido de comunicar a Alex Ferguson a vontade do jogador em mudar de ares. Em Espanha, a ida de Ronaldo para Madrid é dada como praticamente garantida depois de o próprio ter admitido, no final do encontro com a Alemanha – que ditou o afastamento de Portugal doEuro’2008 – que pretendia prosseguir a sua carreira no actual campeão espanhol.

OUTROS CASOS

REAL LEVOU UM MILHÃO

A venda de Nani para o M. United por 25,5 milhões rendeu um milhão de euros ao clube formador – Real Massamá.

SIMÃO SABROSA

A ida de Simão do Benfica para o At. Madrid (por 18 milhões) rendeu 560 mil euros aos cofres do Sporting.

RICARDO QUARESMA

A confirmar-se a venda do portista Quaresma por 30 milhões, o Sporting tem direito a cerca de 750 mil euros.

ZIDANE: "MERECE A BOLA DE OURO"

O antigo internacional francês Zinedine Zidane admitiu ontem que Cristiano Ronaldo merece conquistar a Bola de Ouro. "Fez uma temporada a todos os níveis fantástica e merece arrecadar o troféu", disse, acreditando que a transferência do nº 7 para Madrid acabará por se confirmar. "Ele não receia um compromisso com o Real e sempre que eles quiseram um bom jogador conseguiram."

Retirado do futebol profissional após a final do Mundial de 2006 (derrota 5-3 com a Itália), Zidane acredita ainda que o Real Madrid irá pagar mais por Ronaldo do que os 72 milhões de euros que deu à Juventus pelo seu passe.

"Os espanhóis estão preparados para pagar mais do que pagaram por mim, e isso iria retirar-me um peso dos ombros." 

"SONHO DE RONALDO É JOGAR NO REAL"

"O maior sonho de Cristiano Ronaldo é jogar no Real Madrid." As palavras são de Luiz Felipe Scolari, antigo seleccionador português, ao jornal inglês ‘The People’.

"O único desejo de Ronaldo, neste momento, é jogar no Real Madrid, e acredito que ele vai querer atingir esse objectivo quaisquer que sejam as dificuldades", admitiu Scolari, garantindo que o internacional português está preparado para a pressão que vai sofrer dos red devils. "Ele é muito forte psicologicamente e tem o controlo sobre o seu destino. E isso o Manchester United não poderá contrariar", finalizou.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)