Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Leões recebem 18 milhões

O Sporting vai receber 18 milhões de euros da Câmara Municipal de Lisboa, parte dos quais através de um conjunto de imóveis municipais para reabilitação urbana, ao abrigo de uma permuta de terrenos aprovada pela autarquia com o Metropolitano em 2007.
24 de Outubro de 2009 às 00:30
O novo pavilhão vai surgiu no local do antigo José Alvalade
O novo pavilhão vai surgiu no local do antigo José Alvalade FOTO: FRANCISCO PARAÍSO

O reconhecimento dos direitos ao clube de Alvalade, porém, só aconteceu em 2008, através de um tribunal arbitral, pois havia um contencioso relativamente à obrigatoriedade de cedência de espaços para áreas verdes. O Tribunal Arbitral decidiu que não era obrigatória no processo de loteamento dos terrenos do antigo estádio a cedência de parcelas para espaços verdes, reivindicação do vereador José Sá Fernandes.

O protocolo entre Câmara e Sporting, que será analisado na próxima quarta-feira em reunião de executivo da edilidade, prevê ainda que o clube possa construir um pavilhão nos terrenos do antigo estádio, uma vez que o Sporting viu também reconhecido o direito a construir numa área de 29 mil metros quadrados, sendo que a nova infra-estrutura será erguida numa área de 9 mil metros quadrados de construção para uso desportivo. Mário Patrício, director executivo leonino para as modalidades, disse que o pavilhão ficará construído dentro de 18 meses.

A autarquia fará um plano de pormenor relativo à área, que, além dos terrenos do Sporting, abrange o interface de transportes do Campo Grande, para permitir a construção do gimnodesportivo. A proposta de 2007 previa que o Metro cedesse à Câmara duas parcelas com 600 metros quadrados no total e cujos direitos de superfície seriam entregues ao Sporting.

Os 29 mil metros quadrados a que o Sporting tem direito foram avaliados em 21 milhões de euros, mas, descontando o valor atribuído à área do pavilhão, o clube de Alvalade receberá 18 milhões de euros. O pavilhão ficou avaliado em três milhões de euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)