Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Leões sem garras em cinzento início de época

O Sporting apresentou-se ontem ao trabalho, ainda sem reforços – Matías Fernández é esperado até segunda-feira –, ficando a faltar dois novos jogadores no plantel.
27 de Junho de 2009 às 00:30
A bola rolou no primeiro dia de trabalho do plantel leonino após o regresso de férias
A bola rolou no primeiro dia de trabalho do plantel leonino após o regresso de férias FOTO: Pedro Catarino

O início da época fica ensombrado pela indefinição. Seis jogadores não contam para Paulo Bento e estão por colocar: Stojkovic, Ronny, Tiuí, Romagnoli, Purovic e Celsinho, que juntos perfazem um investimento superior a cinco milhões de euros e que estão agora desvalorizados.

O primeiro dia de trabalho teve bons indicadores no relvado, com golos e jogadas de abrir o apetite para a nova época. Yannick destacou-se, com dois golos no treino. Tal como na época passada, o ponta-de-lança promete uma entrada de leão na nova temporada – em 2008/2009 marcou os dois golos que derrotaram o FC Porto para a Supertaça. Faltam ainda Liedson, que hoje já vai treina, e mais um ponta-de-lança, embora informações obtidas pelo CM apontem pa-ra a grande dificuldade do Sporting em contratar Filipe Caicedo, pelas exigências financeiras do Manchester City.

Sem Rui Patrício, Adrien, Pereirinha e João Moutinho – só treinam segunda-feira pois andaram envolvidos em trabalhos de selecções –, o plantel às ordens de Paulo Bento foi mesmo muito curto. Polga também só se apresenta hoje, ontem esteve na Academia, e Izmailov fez trabalho de ginásio, mas será reintegrado para a semana; Grimi fez trabalho específico no relvado.

Numa sessão com apenas 15 jogadores, Paulo Bento deixou para o adjunto Leonel Pontes o comando da peladinha, quase sempre a dois toques. Rochemback, embora um pouco pesado, correu o campo todo e foi viril ao ponto de ainda ter atingido Carriço com um cotovelo, num lance de bola pelo ar.

Também atingido foi o treinador Paulo Bento, por uma bolada de Miguel Veloso, inadvertidamente e quando cortava um lance de ataque. Dois exemplos da entrega aos treinos no limite que foram um primeiro indício de que os jogadores leoninos estão com fome de bola.

Bento optou por colocar os jogadores nas posições de origem e mesmo Miguel Veloso foi médio-defensivo e não defesa-esquerdo, num treino em que cada equipa tinha sete jogadores. Sempre acompanhado pelo inseparável amigo Yannick, Veloso mostrou alguma dificuldade nos exercícios físicos, fechando o pelotão, apesar de ter cumprido na íntegra o plano de treino estabelecido pela equipa técnica. Na peladinha, rematou muito e fez boas assistências.

OS REFORÇOS

ANDRÉ MARQUES

Fez a assistência para um golo de cabeça marcado por Abel e sofreu a primeira entrada dura da época, num carrinho a varrer de Rochemback. Mostrou presença no lado esquerdo da defesa e personalidade com a bola nos pés.

SALEIRO

Não marcou golos, mas abriu espaços para Yannick o fazer. Segurou bem a bola e rematou sempre que pôde. Prometedor.

MATÍAS FERNÁNDEZ ESPERADO

Matías Fernández é esperado na segunda-feira em Lisboa para assinar contrato com o Sporting, válido por quatro temporadas. O internacional chileno vai custar 4,5 milhões de euros ao Sporting, ficando o Villarreal com uma percentagem, do passe – um dos pontos da negociação que atrasa a confirmação oficial do acordo. O clube espanhol deve ficar com dez por cento, com opção de recompra do jogador, que na próxima época deverá participar na fase final do Campeonato do Mundo.

Matías Fernández será o primeiro reforço da época para o Sporting e terá um papel fundamental no sistema táctico de Paulo Bento, que com a dispensa de Romagnoli precisava de um novo número dez.

Na próxima semana vai também proceder-se à assinatura do novo contrato de Liedson, ao que o CM apurou. O ‘Levezinho’ vai assinar um vínculo de três épocas, até 2012, limada que está a questão do prémio de assinatura do 31, para que o vencimento de Liedson não fosse muito inflacionado. O goleador já ganha 110 mil euros por mês. Os direitos de imagem ficam com o Sporting, disse Renato Silva, procurador do goleador sportinguista.

"O mais tardar na segunda-feira chego a Lisboa para ter a última conversa com os dirigentes do Sporting. Mas a renovação está garantida", revelou ao CM, ficando apenas por definir o dia exacto para a cerimónia de renovação do número 31.

O processo de naturalização de Liedson também vai merecer atenção e diligências na visita de Renato Silva a Portugal, apurou o CM.

PEDRO SILVA 'PROVOCA' RIVAL

Pedro Silva mostrou-se despreocupado por o Sporting ter iniciado os trabalhos sem qualquer reforço. "Os nomes não ganham jogos nem campeonatos. O ano passado o Benfica tinha Reyes, Suazo e Aimar e ficou em terceiro lugar.O que realmente interessa é o que se mostra em campo", disse o lateral brasileiro à chegada a Lisboa, ontem de manhã. Pedro Silva tem mais um ano de contrato com o Sporting, mas, pelo que apurámos, há interesse mútuo na renovação.

PLANTEL LEONINO

Presidente: José Eduardo Bettencourt

Treinador: Paulo Bento

PRÉ-ÉPOCA

Estágio: 26 de Junho a 10 de Julho, em Alcochete

Jogos: 4 de Julho At. Cacém, em Alcochete

11 de Julho: Nottingham Forest, em Albufeira

18 de Julho: Feyenoord, em Alvalade

22 de Julho:Vítoria de Guimarães, em Guimarães

SAIBA MAIS

TESTES MÉDICOS

O dia começou com testes médicos para o grupo de trabalho.

0

Bento ainda não tem reforços. Quando o Sporting se apresentou na última época já havia três reforços: Caneira, Postiga e Rochemback

25

é o número de jogadores com que Bento quer trabalhar na nova época. O Sporting tem 22, faltam três reforços.

STOJKOVIC E PUROVIC

Estes dois jogadores apresentam-se no dia 15 de Julho.

NOTAS

ESCONDIDO:BARBOSA DISCRETO

Pedro Barbosa, director desportivo, passou grande parte do treino ao telemóvel, provavelmente a tratar dos reforços que faltam ao Sporting, que ontem se apresentou ao trabalho em Alcochete.

TIUÍ:TRISTE COM A SAÍDA

"Não sei se há propostas, pois a minha vontade é ficar no Sporting. Se não quiserem ficar comigo, terei de procurar outro caminho. Vou esperar para reunir com a direcção", disse Tiuí.

ROMAGNOLI:NA ARGENTINA

Romagnoli não viajou de manhã para Lisboa.O argentino foi dispensado por Paulo BentoO médio interessa ao Boca Juniors e ao San Lorenzo de Almagro, além do Basileia, da Suíça.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)