Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Lesão afasta Naide Gomes dos Jogos Olímpicos

A saltadora portuguesa Naide Gomes, que este sábado à tarde se lesionou com gravidade no tendão de Aquiles, vai ser operada na segunda-feira e coloca desde já ponto final na época, prescindindo da ida aos Jogos Olímpicos.

9 de Junho de 2012 às 20:47
Naide, de 32 anos, lesionou-se durante a corrida de chamada do comprimento do Nacional de clubes
Naide, de 32 anos, lesionou-se durante a corrida de chamada do comprimento do Nacional de clubes FOTO: EPA

Abreu Matos, director do atletismo do Sporting, confirmou o relatório preliminar médico, de rotura, e disse à agência Lusa que foi decidido avançar já para a operação, para que a recuperação se inicie mais rapidamente.

Naide, de 32 anos, lesionou-se durante a corrida de chamada do comprimento do Nacional de clubes, ficando logo patente que o problema era grave. Na primeira avaliação, a equipa médica presente no estádio Universitário de Lisboa apontou logo para a rotura do tendão.

Depois de ser assistida na pista com gelo na zona afectada, a sportinguista teve de ser amparada para abandonar o local de competição, que ainda assim ganhou, com um único ensaio válido, a 6,28 metros.

Os problemas com tendões são recorrentes em Naide Gomes, que por esse motivo prescindiu da última época de inverno, após ter sido 10.ª nos Mundiais de Daegu.

Atleta multimedalhada em Europeus e Mundiais no comprimento e pentatlo - que já abandonou, justamente pelos problemas a nível de tendões -, preparava-se para os seus quartos Jogos Olímpicos, depois de três presenças sem sucesso, a primeira das quais ainda sob a bandeira de São Tomé e Príncipe.

A jornada de hoje do Nacional de clubes fica ainda marcada, em termos de lesões, pelos casos dos velocistas Francis Obikwelu, que também deve ficar de fora dos Jogos Olímpicos, e Bruno Gualberto.

Com esta situação de Naide Gomes, o sector de saltos de Portugal perde mais um elemento de topo para Londres2012. Primeiro foi o campeão olímpico do triplo em Pequim2008, Nélson Évora, que em Janeiro fracturou a tíbia, no aquecimento para uma prova na Nave do Jamor, sendo também operado poucos dias depois.

naide gomes lesão jogos olímpicos sporting atletismo londres obikwelu nélson évora bruno gualberto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)