Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Líder abre guerra interna

José Eduardo Bettencourt abriu ontem guerra a todas as pessoas ligadas ao Sporting que o têm contestado em público, em privado e no próprio interior do clube. O presidente leonino disse, na despedida de Paulo Bento, que “ter 90 por cento dos votos é uma coisa e ter 90 por cento de capacidade de decisão é outra”.
7 de Novembro de 2009 às 00:30
José Eduardo Bettencourt disse ontem que, daqui a pouco tempo, Paulo Bento estará no coração de 100 por cento dos sportinguistas
José Eduardo Bettencourt disse ontem que, daqui a pouco tempo, Paulo Bento estará no coração de 100 por cento dos sportinguistas FOTO: Pedro Catarino

De acordo com as fontes contactadas, próximas de Bettencourt, em causa estão elementos do antigo Conselho Directivo (CD), casos de Carlos Cruz e Silva e Costa, que considera não o estarem a apoiar, numa altura em que o Sporting passa uma grave crise financeira – o passivo é de 240 milhões de euros – e desportiva. O CM contactou os dois antigos dirigentes, que não quiseram prestar qualquer comentário.

Também o antigo elemento do CD e actual membro do Conselho Leonino, Menezes Rodrigues, é visado nas críticas de pouco apoio à actual Direcção e ao antigo treinador (Paulo Bento). “Sempre apoiei o Sporting, em primeiro lugar, e quem o dirige”, afirmou Menezes Rodrigues.

De acordo com as mesmas fontes, Bettencourt considera ainda que os vários comentadores televisivos afectos ao Sporting, casos de Eduardo Barroso, Dias Ferreira e Rui Oliveira e Costa, também não defendem a equipa da mesma forma que os seus parceiros afectos ao Benfica e FC Porto, sobretudo quando analisam lances em que o árbitro erra a favor dos leões.

APONTAMENTOS

90 POR CENTO DOS VOTOS

José Eduardo Bettencourt venceu as eleições no Sporting no dia 5 de Junho, com 90 por cento dos votos, contra 10 de Paulo Cristóvão.

ACÇÕES SOBEM 5% 

Apesar da crise no clube, as acções subiram cinco por cento, para 1,26 euros, tendo sido transaccionados durante o dia 20 415 títulos.

'BETTENCOURT TIROU O CASACO QUIS BATER-ME'

'Quando o presidente ia a passar gritei--lhe que é uma pena que Paulo Bento fosse embora sozinho. Ele tirou o casaco para bater-me mas escondeu-se atrás dos seguranças', contou ao CM WilsonTeixeira, sócio nº 95 629.

O incidente ocorreu no hall vip de Alvalade e agitou o final da conferência de imprensa. 'Ele não me cala, pois sou sócio e pago as quotas', acrescentou Wilson Teixeira.

FRASES

'Paulo Bento ficará ‘forever’ no coração dos sportinguistas'

'‘Never’. Nunca demitiria Paulo Bento. Não seria capaz'

'Não me sinto corno [por saber mais tarde da decisão de Paulo Bento]'

'O novo treinador? Será do sexo masculino e caucasiano...'

José E. Bettencourt, Presidente do Sporting

NOTÁVEIS ESTÃO CHOCADOS COM EXPRESSÃO 'CORNO'

Vários notáveis do Sporting ficaram chocados com José Eduardo Bettencourt, por ter usado a expressão 'corno' durante a conferência de imprensa de despedida de Paulo Bento.

Pelo que o CM sabe, o clima nos órgãos sociais é de alguma crispação, com Bettencourt a extremar posições. O presidente leonino tem vindo a endurecer o discurso, com referências a 'terrorismo'. 'Existem muitas situações que redundam em verdadeiro prejuízo para o Sporting, mas há que dizê-lo: muitas das vezes os principais responsáveis disso mesmo são os sportinguistas', disse, na semana passada.

fontes contactadas disseram ao CM que Bettencourt aparece muito desacompanhado nos núcleos, e mesmo na tribuna, a assistir aos jogos do Sporting e que vários elementos dos corpos sociais, mas também notáveis, não se revêem num discurso algo popular do presidente, com expressões como 'corno' e 'cagança', esta última usada para referir a vaidade que os adeptos deveriam ter pelo que se conseguiu nos últimos anos com menos meios do que o Benfica – o segundo lugar. Em Alvalade, aliás, esperava-se que Bettencourt tivesse tido coragem para romper com o passado e fosse ele a demitir Paulo Bento.

RIBEIRO TELLES DEMITE-SE

Miguel Ribeiro Teles demitiu--se ontem dos cargos que ocupava no Sporting: vice-presidente do Conselho Directivo e administrador não executivo da SAD. Segundo apurou o ‘CM’, o antigo homem forte do futebol e o principal responsável pela candidatura do amigo de longa data José Eduardo Bettencourt sai por estar cansado e por considerar que o actual líder precisa de espaço para impor o seu projecto. Teles vai agora dedicar-se em exclusivo ao seu escritório de advocacia.

STOJKOVIC: REINTEGRAÇÃO

Com as saídas de Paulo Bento e Pedro Barbosa, Stojkovic deverá ter oportunidades para jogar. O guarda-redes tinha um diferendo com o ex-director desportivo

JESUALDO: ELOGIOS A BENTO

'O Paulo Bento chegou ao limite. Para além de um bom treinador, é um homem de excelente carácter', afirmou Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto

SAD: SÁ PINTO NA CALHA

Sá Pinto tem caminho aberto para suceder a Pedro Barbosa como director desportivo da SAD, apurou o CM. Luís Figo e Carlos Freitas também são hipóteses para o cargo

J. PEREIRA: 'TÉCNICO À PEDROTO'

José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores, elogiou Paulo Bento: 'Um bom exemplo para todos os nossos treinadores seguirem. Foi um técnico à José Maria Pedroto' 

TREINO: CINCO AUSÊNCIAS

Daniel Carriço, Pereirinha, Marco Caneira, Yannick e Izmailov (todos lesionados) foram as cinco ausências do primeiro treino dado pelo técnico interino Leonel Pontes

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)