Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Liderança enerva que se farta

A possibilidade iminente de passar pelo menos 24 horas como líder destacado enervou de tal maneira o Benfica que a visita simpática e pouco ambiciosa do lanterna vermelha da Liga redundou numa das piores exibições da era Jesus, com nota artística muito baixa sob estridentes protestos dos adeptos contra uma equipa incapaz de dominar os nervos.
7 de Outubro de 2012 às 01:00
Maxi Pereira iniciou a reviravolta com um golo de pontapé de bicicleta
Maxi Pereira iniciou a reviravolta com um golo de pontapé de bicicleta FOTO: Vítor Chi

O Benfica salvou o essencial, vencendo por 2-1, graças a dois golos, no segundo tempo, num muito breve intervalo positivo de uma noite de desacerto geral, que começou no falhanço monumental de Artur, num livre que permitiu a Sasso colocar o Beira-Mar em vantagem.

À beira do intervalo, depois de Salvio ter visto uma bola ser devolvida pelo poste direito, Rodrigo dispôs de um penálti, mas também falhou, permitindo a defesa de Rui Rego.

No segundo tempo, os aveirenses remeteram-se a uma defesa ainda mais porfiada, mas viram a resistência quebrada aos 58' num lance espectacular de Maxi Pereira, de bicicleta, a mostrar aos perdulários avançados como resolver os problemas dentro da área. O golo afectou os visitantes, que permitiram a viragem do resultado dois minutos depois num lance de mérito de Lima, que ofereceu a finalização ao jovem espanhol.

Embora com o problema dos pontos resolvido, o Benfica já não foi a tempo de salvar a exibição, continuando a errar muitos passes, a falhar as saídas para o ataque e, sob assobios e protestos das bancadas, acabar em grande sobressalto frente a um rival que não passou da linha de meio--campo em todo o 2º tempo.


RODRIGO COM MENOS... 8 KM

Rodrigo - Jesus disse que a sua equipa correu mais 8 km do que o Barça. Rodrigo não jogou e, talvez por isso, mostrou outra frescura e fez a diferença. Marcou, mas falhou um penálti.

Artur - O guardião brasileiro é um dos abonos de família da equipa, mas ontem meteu os companheiros em trabalhos redobrados, com o falhanço no golo do Beira-Mar.

Maxi Pereira - Durante grande parte do jogo, deu mostras de estar sem confiança e preocupou-se apenas em defender. Soltou-se com um golo monumental, que mudou por completo o jogo.

Jardel - Pareceu algo intranquilo com a proximidade de Camará, e isso viu-se em algumas recepções de bola. Mas o rival tinha poucos efectivos na frente.

Garay - Podia ter feito algo mais no lance do golo aveirense, mas confiou em Artur. Depois disso, tranquilidade total.

Melgarejo - Ninguém se lembra de que está a jogar adaptado a lateral-esquerdo. A técnica e a velocidade ajudam muito, e só precisa de ser mais lesto em situações em que perde a bola

Matic - Entre passes efectuados com algum nervosismo e outros muito bem medidos, foi-se afirmando paulatinamente até acabar em bom plano.

Salvio - Mesmo na fase em que o Beira-Mar esteve mais fechado, conseguiu encontrar linhas de passe e cruzar para a área superpovoada dos aveirenses.

Enzo Pérez - Foi um dos que mais acusaram o cansaço de terça-feira com o Barça. Mas preocupou-se em defender.

Gaitán - Tal como Salvio, ganhou muitos lances de um contra um e criou perigo. E assim continuou pelo tempo fora.

Lima - A violência dos remates cria entusiasmo nas bancadas. ‘Fabricou' o golo de Rodrigo.

Carlos Martins - Ainda não foi desta que brilhou.

Bruno César - Só deu para suar.

Nolito - Idem.

FICHA DE JOGO

LIGA - 6.ª Jornada

Estádio da Luz - Assistência: 28 305

BENFICA: Artur, Maxi, Jardel, Garay, Melgarejo, Enzo Pérez, Matic, Salvio (B. César 79'), Gaitán (Nolito 79'), Rodrigo (C. Martins 75'), Lima.

Treinador: Jorge Jesus

BEIRA-MAR: Rui Rego, Nuno Lopes, Hugo, Sasso, Joãozinho, Fleurival (Ricardo Dias 82'), Jaime, Collet, Hélder Lopes, Camará (T. Cintra 74'), Rúben (Desco 63').

Treinador: Ulisses Morais

Golos: 0-1 Sasso (5'), 1-1 Maxi (58'), 2-1 Rodrigo (60')

Figura do jogo: Rodrigo, avançado, (21 anos)

Árbitro: Rui Costa (Porto ) NOTA 7

Disciplina: Amarelo: Rodrigo (65')

benfica beira-mar liderança liga futebol estádio da luz
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)