Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Liedson e Nuno reforçam ataque

Liedson está convocado para a dupla jornada de apuramento para o Mundial 2010 (Dinamarca, 5 de Setembro e Hungria, dia 9) e torna-se o quinto jogador de origem brasileira a ser chamado à Selecção Nacional. Após Lúcio (1960), Celso (1976), Deco (2003) e Pepe (2007), o Levezinho prepara--se para debutar com a camisola das quinas em Copenhaga, frente à Dinamarca, em jogo-chave da campanha de qualificação.
27 de Agosto de 2009 às 00:30
Liedson foi chamado à Selecção Nacional e deve estrear-se no dia 5 de Setembro contra a Dinamarca
Liedson foi chamado à Selecção Nacional e deve estrear-se no dia 5 de Setembro contra a Dinamarca FOTO: Francisco Paraíso

A chamada do avançado do Sporting era esperada. Depois da vontade expressa do jogador em se tornar cidadão português, com plenos direitos para representar a Selecção, da receptividade que houve ao mais alto nível na Federação, através de Gilberto Madaíl, e da vontade expressa do seleccionador Carlos Queiroz, a convocação é o culminar de um processo que começou há quase dois anos. "Quando eu tiver a cidadania portuguesa, quando tudo estiver direitinho, nada me impedirá de alinhar na selecção portuguesa", disse Liedson em Fevereiro deste ano. O momento aí está. Os serviços da FPF atarefaram-se em garantir que o passaporte do avançado de 31 anos estivesse pronto a tempo da dupla jornada que aí vem, o ateliê da estilista Fátima Lopes tirou as medidas para o fato oficial, e na próxima segunda-feira o jogador segue viagem para a Suécia, onde a Selecção vai estagiar antes do jogo com a Dinamarca.

REGRESSOS

Carlos Queiroz fez uma convocatória alargada de 22 jogadores para a dupla jornada. Além da chamada de Liedson merece destaque o regresso de Nuno Gomes, outro cenário previsível após a lesão de Hugo Almeida. O avançado do Benfica, que só actuou 20 minutos em encontros oficiais esta época, tem estado afastado da Selecção desde há um ano (10 de Setembro de 2008, precisamente contra a Dinamarca, derrota 3-2).

De resto, regista-se a entrada de Rui Patrício (Moreira sai) numa convocatória com três guarda-redes, Maniche está de volta e Cristiano Ronaldo, após ausência nos particulares, também regressa.

DEPOIMENTOS

"ESTOU MUITO FELIZ POR TER SIDO CHAMADO": Liedson , Avançado do Sporting

Estou muito feliz por ter sido chamado à selecção portuguesa. Agradeço a todos os que confiaram em mim. Espero retribuir rapidamente essa confiança nos próximos jogos.

"ENORME PRAZER ESTAR DE REGRESSO À SELECÇÃO": Nuno Gomes, Avançado do Benfica

É um enorme prazer estar de regresso à Selecção. Recebi esta chamada com grande alegria. Com o esforço e empenho de todos conseguiremos alcançar os triunfos desejados.

UTILIZAÇÃO DE NUNO GOMES EM JOGOS OFICIAIS

Benfica – Marítimo 1-1Suplente utilizado 5m

V. Guimarães – Benfica 0-1Suplente utilizado 15m

Benfica – Vorskla Poltava 4-0Suplente não utilizado

CONVOCADOS

GUARDA-REDES

Beto (FC Porto)

Eduardo (SC Braga)

Rui Patrício (Sporting)

DEFESAS

Bosingwa (Chelsea)

Bruno Alves (FC Porto)

José Castro (Deportivo Corunha)

Miguel (Valência)

Pepe (Real Madrid)

Ricardo Carvalho (Chelsea)

Rolando (FC Porto)

MÉDIOS

Deco (Chelsea)

Duda (Sevilha)

João Moutinho (Sporting)

Maniche (Colónia)

Miguel Veloso (Sporting)

Raul Meireles (FC Porto)

Tiago (Juventus)

AVANÇADOS

Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Liedson (Sporting)

Nani (Manchester United)

Nuno Gomes (Benfica)

Simão Sabrosa (Atlético Madrid)

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)