page view

Liga de clubes assume ter sido obrigada a intervir para remarcar Arouca-FC Porto

Organismo comunicou o adiamento da visita do FC Porto ao Arouca de 28 para 29 de setembro, por troca com o jogo entre Famalicão e Rio Ave.

18 de setembro de 2025 às 19:55

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi obrigada a intervir para reagendar a visita do FC Porto ao Arouca, da sétima jornada da I Liga, devido à ausência de entendimento entre os clubes, garantiu hoje o organismo.

Em comunicado, a LPFP sustenta que a decisão está suportada pelo regulamento de competições da prova, na medida em que a "ausência de condições mínimas de segurança" notificada constitui motivo de força maior e obedeceu aos procedimentos prévios de auscultação das sociedades desportivas e entidades públicas envolvidas.

"Tal decisão apenas foi tomada após uma reunião presencial, em 08 de setembro, nos Paços do Concelho de Arouca, com a presidente da Câmara Municipal de Arouca, a Autoridade Municipal de Proteção Civil, representantes das duas sociedades desportivas, Comandante da Guarda Nacional Republicana (GNR) territorialmente competente e bombeiros locais, a que se seguiu um período de procura de entendimento entre as duas sociedades desportivas. Na falta desse entendimento, a LPFP viu-se obrigada a intervir", explicou.

Na quarta-feira, o organismo comunicou o adiamento da visita do FC Porto ao Arouca de 28 para 29 de setembro, por troca com o jogo entre Famalicão e Rio Ave, ambos da sétima ronda do campeonato, cenário que motivou críticas de 'dragões' e vila-condenses.

O FC Porto, líder isolado, defronta o Arouca numa segunda-feira, às 20:00, quatro dias depois da visita aos austríacos do Salzburgo e três dias antes da receção aos sérvios do Estrela Vermelha, em partidas das duas primeiras rondas da fase de liga da Liga Europa.

O encontro estava inicialmente previsto para 28 de setembro, mas coincide com a realização da Feira das Colheitas, evento que atrai milhares de visitantes àquela cidade do distrito de Aveiro, com a autarquia local e a Polícia de Segurança Pública (PSP) a alertarem para questões de segurança e a pedirem o reagendamento do mesmo.

Horas depois, os 'dragões' criticaram a decisão da LPFP em reagendar "unilateralmente" a partida, lembrando que ficou com menor tempo de descanso antes do embate com o Estrela Vermelha, além de passar a ter três jogos na mesma semana, numa sequência finalizada com a receção ao Benfica, em 05 de setembro, para a sétima ronda da I Liga.

Contestando uma "decisão política" do presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, o FC Porto informou o organismo de que "não estaria disponível para colaborar" no reagendamento da visita ao Arouca para 29 de setembro, propondo como alternativa 30 de outubro, única data que considerava compatível com os regulamentos e o seu calendário na Liga Europa.

Essa partida vai encerrar a sétima jornada do campeonato, já depois da receção do Famalicão ao Rio Ave, que foi antecipada em um dia e tem início marcado para as 20:30.

Os vila-condenses manifestaram hoje "total desacordo" com essa decisão, admitindo ser "altamente penalizadora e manifestamente prejudicial" para o planeamento da equipa, que já tinha visto adiada para a próxima terça-feira a visita ao Benfica, da jornada inaugural.

"Neste caso, após parecer negativo do detentor dos direitos televisivos para a transmissão deste encontro nessa segunda-feira, a auscultação da Comissão Permanente de Calendários e das sociedades desportivas, a LPFP recorreu ao mesmo regulamento para reagendar a partida", justificou o organismo regulador do futebol profissional português.

A I Liga é liderada pelo FC Porto, com 15 pontos, em cinco encontros, contra 12 do bicampeão nacional Sporting, segundo classificado, e do Moreirense, terceiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8