Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Liga de Futebol avança para profissionalização da arbitragem (COM VÍDEO)

A comissão executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) deverá aprovar na reunião da próxima semana um projecto-piloto de profissionalização da arbitragem portuguesa, que arranca ainda durante esta época, em fase experimental.
16 de Fevereiro de 2010 às 15:41
Hermínio Loureiro
Hermínio Loureiro FOTO: Jorge Paula

A revelação foi feita esta terça-feira em Tomar pelo próprio presidente da Liga, Hermínio Loureiro, durante o lançamento do livro “Re-Arbitragem. O Legado de um Mandato”, uma obra que faz um balanço dos quatro anos de mandato da actual Comissão de Arbitragem (CA) da LPF.

O projecto vai ser desenvolvido em dois centros de treino já contratualizados, em Vila Nova de Gaia e na Amadora, com 12 árbitros e assistentes “que ainda não estão escolhidos”, segundo Vítor Pereira, presidente da CA. “No final desta época desportiva, será feito a respectiva avaliação desta experiência-piloto e logo teremos mais pistas para tomarmos decisões futuras”, explicou Hermínio Loureiro, que, no entanto, frisou que não se recandidata a novo mandato à frente da LPFP. 

A questão da profissionalização da arbitragem é o fio condutor do livro lançado pela actual comissão presidida por Vítor Pereira, e que serve para fazer um balanço do trabalho iniciado em Agosto de 2006 e que termina em 2010. “Espelha o esforço desenvolvido por uma estrutura que envolve mais de 130 pessoas”, resumiu Vítor Pereira, para quem “o clima de descrédito e desconfiança que grassa no país” em relação à arbitragem “serviu de estímulo para esta comissão melhorar as condições de trabalho em que os árbitros desenvolvem a sua missão”.

Tal como está patente na obra, Vítor Pereira defendeu um sistema assente numa estrutura com um topo altamente profissionalizado, com um modelo de remuneração e de carreira atractivo, e uma base assente numa futura Escola Nacional de Arbitragem, que garanta a formação adequada, “atraia jovens para a arbitragem e resolva o problema do recrutamento”.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)