Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Londres: Portugal leva 29 atletas paraolímpicos

Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos Londres2012 por, pelo menos, 29 atletas, nas modalidades de atletismo, boccia, natação e remo, número definido depois de o Comité Paralímpico Internacional (IPC) ter divulgado as quotas de participação.
4 de Junho de 2012 às 16:47
Carlos Lopes comanda a comitiva portuguesa nos Jogos Paraolímpicos de Londres
Carlos Lopes comanda a comitiva portuguesa nos Jogos Paraolímpicos de Londres FOTO: Andre Kosters/Lusa

O contingente de atletas portugueses no evento, que decorre de 29 de Agosto a 9 de Setembro, pode ainda aumentar caso sejam concedidos alguns dos "wild cards" solicitados pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

"Solicitámos à comissão bipartida quatro 'wild cards' para a natação e dois para o atletismo. Vamos ver se concedem algum", disse à agência Lusa Carlos Lopes, chefe da missão paralímpica portuguesa.

Segundo as quotas agora divulgadas, Portugal terá direito a um total de 15 participantes nas provas de atletismo, e quatro nas provas de natação, que se juntam às já definidas para o boccia (nove) e remo (uma).

Com o aumento do grau de exigência do IPC, vão ficar fora da competição alguns atletas com mínimos A, tendo o CPP, em colaboração com as federações, definido critérios de selecção nas modalidades de natação e atletismo.

Segundo Carlos Lopes, os nomes dos atletas portugueses que vão participar nas competições de atletismo e natação devem ser conhecidos no início do mês de Julho.

No boccia, Portugal terá nove atletas, alguns dos quais medalhados em Pequim2008, e estará representado no remo por Filomena Franco, que se estreou em competições paralímpicas há quatro anos.

A 14.ª edição dos Jogos Paralímpicos deverá juntar 4.200 atletas de 160 países e marca o regresso à competição da área da deficiência intelectual, ausente do programa paralímpico Sydney2000.

Portugal esteve representado nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 por 35 atletas, nas modalidades de atletismo, natação, boccia, remo, vela, ciclismo e hipismo, tendo conquistado sete medalhas.

carlos lopes paraolímpicos jogos londres atletas boccia atletismo natação remo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)