Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Má época faz baixar valor dos jogadores

Mangala, Fernando e Jackson são jogadores cobiçados, mas as cotações estão em queda.
18 de Abril de 2014 às 09:20
Fernando, Jackson e Mangala (aqui com Carlos Eduardo) são os jogadores mais cotados do FC Porto
Fernando, Jackson e Mangala (aqui com Carlos Eduardo) são os jogadores mais cotados do FC Porto FOTO: Manuel Araújo

A SAD do FC Porto está preocupada com a desvalorização dos seus principais jogadores, depois de algumas exibições menos conseguidas e da fraca campanha da equipa no campeonato, na Liga dos Campeões, na Liga Europa e na Taça de Portugal, competição da qual a equipa azul-e-branca foi eliminada pelo Benfica ao perder por 1-3 na Luz, depois de ter ganho 1-0 no Dragão.

O sinal de alerta já soou. No jogo de quarta-feira, em Lisboa, estiveram presentes olheiros de clubes como Juventus (adversário do Benfica na Liga Europa), Man. United, Chelsea, Fulham, Watford, WBA, Celtic, Udinese, Montpellier e PSV.

As sucessivas exibições menos conseguidas dos jogadores mais cotados, como o médio Fernando (30 milhões de euros), o defesa-central Mangala (50 milhões) ou Jackson Martínez (40 milhões), tornam difícil que qualquer clube bata as cláusulas de rescisão. O Manchester United esteve mesmo representado pelo treinador David Moyes, que esteve atento a Mangala. O defesa-central francês, de 22 anos, tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões, mas dificilmente algum clube pagará este valor.

Jackson também tem mercado, nomeadamente em Itália. "A Roma é um grande clube. Mas o FC Porto ainda não iniciou os contactos, pois tem mais em que pensar. A situação é crítica e querem estar concentrados neste final de época", disse Guglielmo Lara, empresário do colombiano, ao site TMW, admitindo que dificilmente será paga a cláusula de rescisão: "Depende das propostas."

O facto de o acesso à fase de grupos da Champions ser uma miragem vai comprometer receitas, pelo que a SAD terá de vender para cumprir o orçamento da nova época. Situação que retira poder negocial no momento de vender jogadores. n

desporto FC Porto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)