Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Madaíl rende Michel Platini

Mandatado por Michel Platini, presidente da UEFA, Gilberto Madaíl conduziu ontem, em Nyon, na Suíça, a cerimónia de formalização das candidaturas da França, Itália e Turquia à organização do Campeonato da Europa de Futebol de 2016.
16 de Fevereiro de 2010 às 00:30
Madaíl substituiu ontem Michel Platini, ao receber as candidaturas de França, Itália e Turquia
Madaíl substituiu ontem Michel Platini, ao receber as candidaturas de França, Itália e Turquia FOTO: Dominic Favre/Epa

O líder da Federação Portuguesa de Futebol presidiu ao acto na qualidade de Presidente do Comité das Competições de Selecções Nacionais da UEFA, mas principalmente porque Platini quis, com a sua ausência, evitar dar motivos a críticas pelo facto de ser um francês a receber a candidatura da França. Depois de toda a polémica que rodeou o apuramento dos gauleses para o Mundial da África do Sul – a célebre mão de Henry no jogo contra a Rep. Irlanda que acabou por ser decisiva para o resultado do jogo – Platini tenta agora afastar-se de novos focos de tensão.

O acto de ontem foi apenas uma formalidade, pois uma comissão da UEFA vai agora visitar os três países para preparar relatórios de avaliação mais aprofundados sobre a consistência das candidaturas. O Comité Executivo vai depois decidir a quem entrega a organização, decisão a ser tornada pública no dia 28 de Maio.

Madaíl viajou ontem para a Suíça e regressou a Lisboa ao final do dia. Amanhã, às 09h30, depõe em mais uma sessão do processo de julgamento do caso da viciação das classificações dos árbitros das épocas 2002/03 e 03/04, na qualidade de testemunha arrolada pelo Ministério Público.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)