Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Mails do Benfica são “crime organizado”

Luís Filipe Vieira é tratado como alvo no processo judicial.
Tânia Laranjo 8 de Novembro de 2018 às 10:07
Luís Filipe Vieira tem 69 anos
Luís Filipe Vieira
Luis Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira tem 69 anos
Luís Filipe Vieira
Luis Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira tem 69 anos
Luís Filipe Vieira
Luis Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira
A investigação relativa aos mails que envolvem o Benfica é complexa e trata-se de "crime altamente organizado". Quem o diz é o Ministério Público, que pediu um prazo maior para investigar o caso. Quer manter o segredo de justiça para que os encarnados não tenham acesso à investigação.

Para já, o processo tem apenas um arguido, o advogado Paulo Gonçalves, mas é o próprio Ministério Público que trata Luís Filipe Vieira como suspeito. Aliás, foi neste processo que houve mesmo um lapso de linguagem e Vieira foi apelidado de "arguido".

Foi erro, assumiu depois a PGR, porque a formalização do estatuto processual não aconteceu. Mas o computador do presidente do Benfica foi apreendido e foi vasculhado.

A Judiciária queria chegar aos mails que o dirigente mandou e recebeu nos últimos anos para poder avançar para a investigação. Os que foram entregues pelo FC Porto não valem como prova, já que foram obtidos ilicitamente.

Recorde-se que este processo tem como alvo, além de Vieira, responsáveis e colaboradores do Benfica que, em conjunto com agentes do futebol, da arbitragem e de outros clubes, terão pressionado arbitragens e outras estruturas do futebol português.

As suspeitas são que o clube encarnado tenha influenciado equipas adversárias de forma a obter resultados favoráveis à sua equipa.

Árbitro e TV foram alvos
Adão Mendes, ex-árbitro de futebol, e também Pedro Guerra, comentador da Benfica TV, foram igualmente alvo da atenção das autoridades.

Não foram constituídos arguidos, mas a PJ apreendeu-lhes os computadores para perceber se a comunicação que mantinham se inseria no esquema de corrupção que estava a ser investigado.

No processo dos mails, sabe o CM, investigam-se crimes de corrupção desportiva, passiva e ativa, e podem haver consequências desportivas para o Benfica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)