Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

MANTORRAS VOLTOU

São poucos os dias de preparação (cerca de uma semana e meia), mas ontem o ‘novo’ Benfica já se mostrou um pouco na vitória sobre o Etoile Carouge, por 2-0.
18 de Julho de 2004 às 00:00
Apesar de ter sido contra uma equipa da III Divisão suíça, os jogadores do Benfica só tiraram o pé do ‘acelerador’ na 2ª metade, tentando mostrar-se ao novo técnico Trapattoni. E alguns conseguiram-no, como Sokota, João Pereira e, sobretudo, Bruno Aguiar. Contudo, as atenções viraram-se todas para Mantorras, quando o angolano entrou a 25 minutos do fim, após quase dois anos de inactividade.
O técnico, como havia prometido, apostou em Geovanni no apoio ao avançado, mas foi o Bruno Aguiar, ex-Alverca, quem mais impressionou. Com vontade, velocidade e muita técnica, o internacional sub-21 fez o que quis dos seus adversários. Assim, verdadeiramente endiabrado, aos 11’ livrou-se de três jogadores na esquerda e cruzou para a área, onde apareceu Sokota a segurar a bola de primeira, chutando depois para o fundo da baliza.
Aguiar na esquerda, Sokota no meio e João Pereira na direita faziam as delícias dos milhares de adeptos portugueses. Aos 22’, o extremo esquerdo cruza para o avançado que de fora da área chuta para grande defesa do guardião suíço, que defende para fora. Na sequência do canto de Zahovic, Amoreirinha – o outro ex-Alverca – surge nas alturas para fazer o 2-0.
Faltavam 23 minutos para o intervalo, o jogo estava mais que ganho, mas mesmo assim ninguém virava a cara à luta. Que o diga Paulo Almeida, o reforço do Santos – muito batalhador – que levou um amarelo, depois de não ter deixado fugir um adversário que ir direito à baliza de Yannick.
Nº 9 JÁ FAZ VIBRAR
A ‘velha raposa’ decidiu apostar no mesmo ‘onze’ para a segunda metade e aí começou a notar-se a, ainda, falta de ritmo físico. O Etoile atacava mais e Yannick começou a mostrar-se, sobretudo numa grande defesa a um livre marcado à entrada da área aos 18’.
Um minuto volvido, o momento porque todos esperavam, o regresso de Mantorras aos relvados, após várias intervenções ao seu joelho direito. Sob enorme e fortes aplausos, o internacional angolano entrou em campo e no minuto seguinte, após excelente desmarcação de Bruno Aguiar, poderia logo ter marcado senão fosse a excelente defesa do guarda-redes.
Apesar do perigo que os suíços criavam devido à falta de frescura dos ‘encarnados’, as atenções estavam centradas em Mantorras.
Ele correu, correu, rematou à baliza por três ocasiões (nunca se mostrou com medo, antes pelo contrário), mas o golo pelo qual tanto ansiava não surgiu.
Quando a festa parecia montada, com Mantorras a tentar deliciar os milhares de adeptos (benfiquistas e não só), a dois minutos do final do encontro, o jogo terminava de uma forma triste. Uma invasão de adeptos para agredirem os polícias suíços, que haviam ‘atropelado’ um homem que entrou para o relvado com um cartaz. O cartaz dizia “Árbitro, a família está contigo”. No final dos tumultos, o presidente do clube visitado pediu desculpa ao clube visitante e aos adeptos pelo comportamento dos seguranças.
MANUEL DOS SANTOS NA LUZ
O Benfica anunciou ontem no seu ‘site’ oficial a contratação de Manuel dos Santos, lateral-esquerdo francês de origem cabo- verdiana. O jogador, de 30 anos, actuava no Marselha e assinou um contrato válido para as próximas três temporadas, sendo oficialmente apresentado hoje em Nyon, na Suíça, onde os ‘encarnados’ se encontram em estágio.
Com esta aquisição, o técnico italiano Giovanni Trapattoni vê reforçado o sector defensivo numa posição em que contava apenas com o grego Fyssas, depois das saídas de Cristiano e de Armando, jogadores que actuaram como defesas-esquerdos sob as ordens do técnico espanhol José Antonio Camacho.
VIEIRA DIZ QUE TIAGO FICA
Luís Filipe Vieira garantiu ontem em Carregal do Sal que o jogador Tiago “vai-se apresentar na Luz no próximo dia 21”, tal como os outros jogadores internacionais do Benfica.
“O Benfica não está em saldo. Apesar de termos boas relações com o Chelsea, se eles quiserem contratar o Tiago têm que pagar o valor que o Benfica estabeleceu”, referiu Luís Filipe Vieira, negando-se, no entanto, a adiantar qual o valor.
O presidente do Benfica esteve ontem em Carregal do Sal e Pinhel onde inaugurou mais duas casas do clube e foi saudado por centenas de adeptos. Filipe Vieira elogiou Trapattoni e defendeu a ‘contratação’ de José Veiga.
Ver comentários