Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Maratona de Nova Iorque: Jessica e Dulce entre as melhores

As portuguesas Jessica Augusto e Dulce Félix terão estatuto "VIP" na partida da Maratona de Nova Iorque, no próximo domingo de manhã em Staten Island, numa festa do atletismo que vai levar 47 mil atletas à ruas daquela cidade norte-americana.
4 de Novembro de 2011 às 09:33
Jessica e Dulce voltam a encontrar-se na Maratona de Nova Iorque
Jessica e Dulce voltam a encontrar-se na Maratona de Nova Iorque FOTO: EPA / JEON HEON-KYUN

Jessica e Dulce integram o lote de primeiros planos mundiais, entre as quais se destaca Mary Keitany, a queniana que este ano ganhou a Maratona de Londres com 2:19.19 horas e bateu o recorde mundial da meia-maratona, com 1:05.50. Ela é a grande favorita para a corrida, que partirá, sem "lebres", às 09h10 locais (mais cinco horas em Portugal), meia hora antes da elite masculina se fazer à estrada, em direcção à meta mais uma vez colocada em pleno Central Park.

A maratona de Nova Iorque é, pelo imenso "mar" de atletas nas artérias da cidade, uma das mais populares do Mundo, com os corredores a partirem em várias levas, desfazadas no tempo.

As melhores maratonistas inscritas partem todas ao mesmo tempo e entre elas destacam-se 13 com menos de 2:27.00 horas e só uma delas, a russa Galina Bogomolova, com um recorde pessoal não conseguido em 2010 ou 2011 ­ tem 2:20.47 obtidos em Chicago em 2006.

Jessica Augusto, que teve este ano uma estreia auspiciosa na distância, ao ser oitava em Londres, em Abril, com 2:24.33, possui o nono tempo entre as inscritas, enquanto Dulce Félix, que desistiu na estreia há um ano, em Nova Iorque, e foi depois segunda em Viena com 2:26.30, também em Abril, tem a 13.ª marca. Ambas colocaram como objectivo um lugar entre as 10 primeiras, numa maratona na qual dificilmente se obtêm grandes marcas, devido aos vários declives ao longo do trajecto ­ em especial no Central Park, onde a corrida termina depois de uma légua final bem dura.

Com as marcas feitas este ano em Londres e Viena, Jessica e Dulce já garantiram o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2012, pelo que estarão totalmente concentradas na classificação, que as poderá confirmar como duas das melhores maratonistas europeias da actualidade.

Maratona Nova Iorque Jessica Augusto Dulce Félix atletismo Staten Island Mary Keitany
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)