Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

MARATONA FAVORITA AO TÍTULO

A formação do Maratona disputa no domingo, em Jaen (Espanha,) a Taça dos Clubes Campeões Europeus (TCCE) de corta-mato e se a equipa masculina tem poucas hipóteses de repetir o segundo lugar conquistado no ano passado, já as mulheres perfilam-se como grandes candidatas à revalidação do título.
31 de Janeiro de 2003 às 00:00
As atletas do Maratona – Carla Sacramento, Helena Sampaio, Mónica Rosa, Analídia Torre, Adélia Elias e Elisabete Lopes – são claras favoritas e contam ainda com o facto das suas principais adversárias, as russas do Torpedo de Moscovo e as espanholas da Universidade de Salamanca, não estarem ao melhor nível. Aliás, o conjunto ibérico irá apresentar-se desfalcado de duas das suas melhores corredoras, Teresa Recio e Beatriz Santiago.

HOMENS EM MÁ FORMA

O optimismo verificado com as maratonistas não é, infelizmente, aplicável aos seus homólogos masculinos, já que vários dos seus atletas não se apresentam nesta TCCE nas melhores condições físicas.

O mau momento de forma de Paulo Guerra é mais do que evidente, como ficou provado nos últimos crosses realizados pelo atleta, e António Pinto ainda não atingiu o peso ideal e está a empenhar-se mais para a preparação da Maratona de Londres, que se realiza em Abril. A este problema de índole física, acresce ainda o facto de a equipa do Maratona ter sofrido duas importantes baixas com as saídas de Eduardo Henriques e Domingos Castro.

Assim, na vertente masculina, tudo indica que a equipa espanhola da Adidas deverá renovar o título conquistado na última época. Para tal, a formação da Adidas reforçou-se com Fabian Roncero (medalha de bronze no último Europeu de corta-mato), que veio juntar-se a Julio Rey, medalha de bronze da maratona no Europeu de Munique, e Yusef el Nasri, actual vice-campeão europeu sub-23 dos 5000 metros.

Para os restantes lugares do pódio, além do Maratona, os mais fortes concorrentes são os franceses do Marselha e os italianos do Fianne Gialle.

A Taça dos Clubes Campeões Europeus realiza-se no circuito de Lagunillas, com a participação de 18 equipas masculinas e 14 femininas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)