Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Marco Fortes: da caminha para os recordes

Lançador do Benfica já melhorou cinco vezes a melhor marca nacional do peso.
18 de Fevereiro de 2012 às 00:00
Marco Fortes
Marco Fortes FOTO: d.r.

Marco Fortes é o atleta do momento. O lançador do Benfica já bateu por cinco vezes o recorde nacional do peso e é o oitavo do ranking mundial, com 20,91 metros, obtidos em Pombal nos campeonatos de pista coberta.

Em ano de Jogos Olímpicos, Marco Fortes te m revelado uma grande consistência e maturidade. Depois de em Pequim ter gerado polémica quando afirmou após a eliminação de que "de manhã para os lançadoresoqueé boméa caminha", o atleta do Benficarevela que isso já faz parte do passado. "Foram os meus primeiros Jogos Olímpicos. Quis aprender e saborear. Desde aí evoluí consistentemente. Tenho ideias diferentes. Em Londres já nada me vai impressionar. Às vezes dizem-se coisas que não são pensadas", disse o estudante do curso de Gestão Desportiva da Universidade Lusófona.

A viver o melhor momento de sempre, Marco Fortes faz questãodepartilharo sucesso com o seu treinador russo VladimirZinchenco. "Semele nada disto era possível. Existeuma grande amizade e respeito mútuo. Ele sabe o que pode exigir de mim e eu sei o que posso exigir dele".

Já muito perto da barreira dos 21 metros, Marco Fortes fez 20,91 em Pombal. O arremesso foi considerado nulo, mas o atleta protestou. O vídeo confirmou que não houve infracção. "Nem quero falar disso, não sei o que têm contra mim. Vou deixar os entendidos falarem disso", concluiu o atleta.

"AS MEDALHAS GANHAM-SE, NÃO SÃO ATRIBUÍDAS": MARCO FORTES, Lançador do peso

Correio Sport - Já conhece o local onde vai decorrer a prova do peso em Londres?

Marco Fortes - Não conheço. Já vi algumas imagens e acredito que sejam realizadas provas de adaptação. Pretendo participar na Liga de Diamante e é bem possível que uma dessas provas seja em Londres.


- Qual será para si um bom resultados nos Jogos Olímpicos?

- Tudo o que seja melhor do que a última prestação em Pequim'2008. Há atletas mais experientes e com mais currículo. Ainda falta muito tempo e não estou preocupado com a prova.

- Sente que pode ser o primeiro português a ganhar uma medalha nos lançamentos?

- Não. As medalhas ganham-se, não são atribuídas. Até posso ficar perto. São uma consequência do trabalho. Neste momento sou o 8.º melhor do Mundo, mas estou preparado psicologicamente para ir à luta.

PERFIL

Marco Paulo Fortes nasceu em Lisboa no dia 26 de Setembro de 1982 (29 anos). Mede 1,89 metros e pesa 135 quilos. Representa o Benfica e tem como melhor marca pessoal em pista coberta 20,91 metros e ao ar livre regista um lançamento de 20,89.

Marco Fortes Benfica Lançamento do peso Recorde nacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)