Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Marco Fortes em quinto nos Europeus de Atletismo

Marco Fortes ficou esta sexta-feira em quinto lugar na final do lançamento do peso dos Europeus de Atletismo de Gotemburgo, numa jornada em que também se destacou Patrícia Mamona, no triplo salto, com novo recorde nacional.
1 de Março de 2013 às 19:39
Marco Fortes superou, pela primeira vez esta época, a barreira dos 20 metros
Marco Fortes superou, pela primeira vez esta época, a barreira dos 20 metros FOTO: Reuters

Com um lançamento de 20,02 metros, Marco superou pela primeira vez esta época a barreira dos 20 metros e parece estar no bom caminho para recuperar da lesão intercostal das últimas semanas, que lhe limitou a época de inverno.

Depois de 19,78 nas qualificações da véspera, o recordista português abriu o concurso com um nulo mas logo de seguida fez 19,90 metros, o que lhe ia dando o terceiro lugar provisório do concurso.

Com novo nulo no terceiro ensaio e 19,70 no quarto, fez finalmente 20,02 no quinto, antes de fechar com um último nulo. Entretanto, alguns dos seus adversários recuperaram e na classificação final desceu para quinto lugar, o que supera o seu registo de há dois anos, em que foi oitavo nos Europeus de Paris2011.

Numa final mais aberta do que o habitual, ganhou o sérvio Asmir Kolasinac, com 20,49 metros, confirmando a liderança da qualificação. Depois ficaram, à frente do português, o bósnio Hamza Alic, com 20,34, o checo Ladislav Prasil, com 20,29, e o alemão Ralf Bartels, que era o campeão em título, com 20,16.

Em clara subida de forma está também Patrícia Mamona, atual vice-campeã da Europa ao ar livre, que esta sexta-feira melhorou o seu recorde nacional em cinco centímetros, para 13,99 metros.

Valeu-lhe o apuramento para a final de domingo, em quinto lugar, enquanto Susana Costa foi 12.ª, com 13,74, a 11 centímetros apenas da qualificação e repetindo o seu lugar do Europeu de Birmingham2007.

Não foi só Patrícia Mamona a bater um recorde português, já que Rasul Dabó e Eva Vital também o fizeram, nos 60 metros barreiras.

Rasul Dabó correu de manhã em 6,68, novo recorde luso, e apurou-se para as meias-finais, em que foi quinto na primeira corrida e 13.º no conjunto das duas.

Eva Vital tirou dois segundos ao seu recorde nacional sub-23, para 8,20, confirmando-se como a terceira melhor lusa de sempre, mas ficou-se pela primeira ronda.

Também hoje, Ricardo Monteiro assegurou a passagem à meia-final dos 60 metros planos (compete de novo no sábado), o mesmo não sucedendo com o outro português em ação, Diogo Antunes.

marco fortes lançamento peso europeus de atletismo patrícia mamona
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)