Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Marco Fortes luta pela final dos Mundiais de atletismo

Marco Fortes tem boas hipóteses de chegar à final da prova de lançamento do peso dos Campeonatos do Mundo de pista coberta, que se iniciam na sexta-feira em Istambul.
7 de Março de 2012 às 09:21
marco fortes, atletismo, peso. mundiais, turquia
marco fortes, atletismo, peso. mundiais, turquia

Na competição, que decorre até domingo, participa ainda a portuguesa Sónia Tavares, que terá como objetivo a passagem às meias-finais dos 60 metros.

Devido à lesão de Sara Moreira, que se juntou às ausências de Nelson Évora, Naide Gomes e Marcos Chuva, são apenas dois os atletas portugueses que irão estar presentes nos Mundiais. Ao longo das 13 edições já realizadas, apenas em duas houve menos portugueses presentes: na primeira, em 1987, Portugal não esteve representado e em 1999, no Japão, só Rui Silva participou.

Sexto nos Mundiais de ar livre de Daegu, na Coreia do Sul, disputados no verão passado, Marco Fortes, que entretanto melhorou o seu recorde nacional para 20,91 metros, é o principal candidato português a uma classificação honrosa.

Na manhã do primeiro dia, tentará garantir um dos apenas oito lugares de finalista entre os 24 atletas que estão inscritos. A prova decisiva será realizada na tarde desse dia.

Marco Fortes partirá com a sétima marca de qualificação (registos de 2011 e 2012) e com a sexta melhor deste ano. O seu recente recorde de 20,91 dar-lhe-ia o sexto lugar em 2010 e uma agora muito improvável medalha de bronze em 2008. O título mundial deverá ser discutido entre os norte-americanos Reese Hoffa (21,87 este ano) e Ryan Whiting (21,60) e o alemão David Storl (21,40) e o polaco Tomasz Majewski (21,27).

Bem menores hipóteses terá Sónia Tavares, que correrá as eliminatórias dos 60 metros no sábado e detém a 24.ª marca de qualificação entre as 67 atletas inscritas. Destas, precisamente 24 serão apuradas para as meias-finais, que abrirão a jornada de domingo. A atleta portuguesa procurará melhorar o seu recorde pessoal de 7,32 e, se o conseguir, terá muito boas hipóteses de seguir em frente.

marco fortes atletismo peso. mundiais turquia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)