Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Maria cheia de graça

Depois de há cerca de uma semana ter coroado Roger Federer no Masters Series ATP, Madrid volta a ser a capital mundial do ténis, quando na próxima terça-feira for dado o tiro de partida para o WTA Tour Championship – também conhecido como o ‘Masters’ feminino.
5 de Novembro de 2006 às 00:00
Na mesma Arena onde o suíço solidificou a sua condição de número um mundial, as oito melhores tenistas do planeta prometem dar espectáculo na disputa da maior fatia dos 2350 milhões de euros de ‘prize-money’, estando em jogo também a liderança da hierarquia feminina.
INVICTA
Viajando um pouco pelos últimos meses no circuito mundial, o nome que automaticamente se destaca é o de Maria Sharapova. Dentro do ‘court’, a jovem de ascendência siberiana não encontra adversária à altura desde o passado dia 18 de Agosto. Poderio esse que se traduziu na conquista do ‘Open’ dos Estados Unidos (Grand Slam), seguido de uma pausa competitiva para retomar a senda dos êxitos em Zurique (Tier I) e Linz (Tier II) nas últimas semanas.
Nesta recta final de temporada o desafio é outro. Actualmente na segunda posição do ‘ranking’ WTA, Masha está a morder os calcanhares a Amélie Mauresmo, a francesa que será uma das grandes incógnitas em Madrid, visto que não compete há mais de quinze dias devido a problemas físicos. O final desta corrida promete assim ser empolgante, não sendo de desprezar o papel secundário de Justine Hénin.
GALÁCTICA.
Fora dos ‘courts’, os mais de 20 milhões que Maria Sharapova angaria todos os anos em contratos publicitários são, sem dúvida, um excelente cartão de visita. De tal forma que, chegada a Madrid há pouco menos de uma semana, a cidade literalmente parou para a receber. Só à sua espera, no aeroporto internacional de Barajas, estava um batalhão de modelos – o mesmo que servirá de apanha-bolas ao longo da competição – que depois a escoltou a um dos melhores hotéis da capital.
Não contente com isso, na quarta-feira passada, depois uma paragem no famoso salão de Jacques Dessange (o mesmo cabeleireiro que marca presença no Estoril Open), foi ainda convidada de luxo no balneário do Real Madrid, para um verdadeiro encontro de estrelas com os galácticos David Beckham, Ronaldo, Casillas e Van Nistelroy – depois de carimbada mais uma vitória merengue na Liga dos Campeões, frente ao Steaua de Bucareste. Para a estadia em Madrid ser mesmo perfeita, Sharapova só precisará de garantir a vitória no próximo domingo e esperar que o Príncipe Filipe lhe entregue o troféu de vencedora do ‘Masters’ feminino, sob o olhar atento de dona Letícia.
DOMÍNIO EUROPEU
Pela primeira vez, desde que em 1972 foi instituído o ‘Masters’ feminino, nenhuma jogadora norte-americana estará presente na discussão do último título da temporada. Para encontrar uma tenista ‘yankee’ no ‘ranking’ mundial, só parando na 18.ª posição, onde se encontra Lindsay Davenport, sistematicamente fustigada por lesões. A isto, junte-se a ascensão fulgurante de tenistas russas – só em 2006, venceram 19 títulos –, nação que estará representada em Madrid por quatro atletas. Bélgica (Justine Hénin-Hardenne e Kim Clijsters), França (Amélie Mauresmo) e Suíça (Martina Hingis), fecham o lote de participantes.
MADRID AQUIA AO LADO
Madrid está a apenas algumas horas de viagem de automóvel (dista cerca de 600 quilómetros de Lisboa, por exemplo) e, apesar da grande procura que se tem verificado, ainda há ingressos a um preço que pode ser considerado acessível, tendo em conta que se trata de um evento de gala que encerra a época.
De terça a sexta-feira, realizam-se os encontros – à média de três por jornada, a partir das 18h00 locais – referentes à fase de grupos (sorteados hoje), com as quatro jogadoras de cada ‘poule’ a se defrontarem entre si (preços dos ingressos entre os 15 e os 40 euros). As duas primeiras qualificam-se para as meias-finais de sábado, a partir das 14h00 (ingressos entre 30 e 50 euros).
A final joga-se no domingo a partir das 16 horas (ingressos entre 30 e 50 euros). Os bilhetes semanais vão de 104 a 195 euros.
PERFIS
MARIA SHARAPOVA
Idade: 19 anos
Estatura: 1,88 m (60 kg)
Origem: Sibéria, Rússia
Residência: Florida, EUA
‘Ranking’: 2.º
Títulos: 15 (cinco em 2006)
‘Prize-Money’: 6 348 518 ME
Cognome: Masha
Curiosidade: o pai vendeu tudo o que tinha para a transferir para os EUA aos nove anos; tem um fraquinho por Cristiano Ronaldo e por vezes treina-se com equipamentos de Portugal.
AMÉLIE MAURESMO
Idade: 27 anosEstatura 1,75m (69 kg)
Orige: St Germains en Laye, França
Residência: Genebra, Suíça
‘Ranking’: 1.º
Títulos: 23 (quatro em 2006)
‘Prize-Money’: 9 698 743 ME
Cognome: Mémé
Curiosidade: é a única jogadora da actualidade a confessar publicamente a sua homossexualidade; colecciona vinhos raros e tem uma cave muito bem recheada.
JUSTINE HÉNIN--HARDENNE
Idade: 24 anos
Estatura: 1,67 m (57 kg)
Origem: Liège, Bélgica
Residência: Monte Carlo, Mónaco
‘Ranking’: 3.º
Títulos: 28 (cinco em 2006)
‘Prize-Money’: 9 857 175 ME
Cognome: Juju
Curiosidade: comemora os seus títulos com saltos de pára-quedas; jogou todas as quatro finais dos torneios do Grand Slam em 2006: ganhou em Roland Garros.
SVETLANA KUZNETSOVA
Idade: 21 anos
Estatura: 1,74 m (73 kg)
Origem: S. Petersburgo, Rús.
Residência: Barcelona, Esp.
‘Ranking’: 4.º
Títulos: 8 (três em 2006)
‘Prize-Money’: 4 633 462 ME
Cognome: Sveta
Curiosidade: radicou-se em Espanha muito jovem; família de ciclistas: o pai é treinador, a mãe foi seis vezes campeã mundial e detentora de 20 recordes, o irmão ganhou prata nos Jogos de Atlanta.
NADIA PETROVA
Idade: 24 anos
Estatura: 1,78 m (65 kg)
Origem: Moscovo, Rússia
Residência: Moscovo, Rússia
‘Ranking’: 5.º
Títulos: 6 (cinco em 2006)
‘Prize-Money’: 3 855 057 ME
Cognome: Não tem
Curiosidade: filha de atletas olímpicos, tem a herança genética de força e velocidade – o pai era lançador do martelo e a mãe ganhou bronze na estafeta dos 400 metros nos Jogos de Montreal.
KIM CLIJSTERS
Idade: 23 anos
Estatura: 1,74 m (68 kg)
Origem: Bree, Bélgica
Residência: Bilzen, Bélgica
‘Ranking’: 6.º
Títulos: 32 (dois em 2006)
‘Prize-Money’: 10 983 213 ME
Cognome: Kimmy
Curiosidade: filha do ex-capitão da selecção belga de futebol e de uma ginasta; namora com Brian Lynch, basquetebolista americano que já jogou no Aveiro Basket.
ELENA DEMENTIEVA
Idade: 25 anos
Estatura: 1,80 m (64 kg)
Origem: Moscovo, Rússia
Residência: Moscovo, Rússia
‘Ranking’: 7.º
‘Títulos’: 6 (dois em 2006)
‘Prize-Money’: 5 879 990 ME
Cognome: Lena
Curiosidade: tem um problema psicológico na execução do serviço, cometendo amiúde mais de dez duplas faltas por encontro; em vez de investir num bom técnico, apresenta a mãe como treinadora.
MARTINA HINGIS
Idade: 26 anos
Estatura: 1,70 m (59 kg)
Origem: Kosice, Eslováquia
Residência: Trubbach, Suíça
‘Ranking’: 8.º
Títulos: 42 (dois em 2006)
‘Prize-Money’: 15 189 810 ME
Cognome: Chuckie
Curiosidade: a sua mãe, tenista contemporânea de Martina Navratilova na antiga Checoslováquia, programou Martina Hingisova desde o útero para ser uma futura campeã de ténis... e deu resultado!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)