Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Maria Sharapova entra no 'Arco do Triunfo'

Quatro títulos em todas as etapas do Grand Slam é algo que apenas sete jogadoras conseguiram, desde que o circuito do ténis mundial se abriu ao profissionalismo, em 1968. Entre elas está, desde este sábado, Maria Sharapova. A russa, de 25 anos, venceu na final a italiana Sara Errani, por 6-3 e 6-2, em 89 minutos.
9 de Junho de 2012 às 22:04
Sharapova venceu na final a italiana Sara Errani, por 6-3 e 6-2, em 89 minutos
Sharapova venceu na final a italiana Sara Errani, por 6-3 e 6-2, em 89 minutos FOTO: Reuters

Apaixonada por Paris, foi numa das capitais do glamour que a atleta mais bem paga do mundo, para muitos considerada como uma diva, assinou o chamado Grand Slam de carreira, após os títulos em Wimbledon’04, US Open’06 e Open da Austrália’08.

Porém, foi precisamente no ano dessa anterior conquista, em Melbourne, que se viu sujeita a uma intervenção cirúrgica ao ombro direito, que a impediu de competir entre Agosto de 2008 e Maio de 2009.

Para trás, ficava também a liderança do ranking WTA, recuperada agora e depois de garantir a presença no derradeiro encontro de Roland Garros. Mas a nativa da Sibéria, a viver nos Estados Unidos (Florida) desde os nove anos, é daquelas que luta sempre por algo mais. Faltava-lhe o título no maior evento em terra batida e arrebatou-o com raça e determinação.

“Foi um longo caminho. Comecei muito nova e isto ainda não terminou”, referiu, após ajoelhar-se no pó de tijolo do Court Philippe Chatrier, erguer o Taça Suzanne Lenglen e embolsar um cheque de 1 250 000 euros. “Ainda tenho mais coisas para conquistar. Acredito no meu jogo e é por isso que acabo de ganhar Roland Garros”, fez questão de acrescentar e antes de deixar claro ser esta a “conquista mais extraordinária da minha carreira”.

Este domingo, se as condições meteorológicas o permitirem, terá lugar, às 15h00, a já denominada “final de sonho” entre os dois primeiros do ranking ATP: o sérvio Novak Djokvic e o espanhol Rafael Nadal.

maria sharapova roland garros ténis grand slam
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)