Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Match-point Conchita

A espanhola Conchita Martinez disputou ontem o derradeiro ponto da sua vida de tenista, ao anunciar o abandono do circuito feminino profissional de ténis (WTA).
16 de Abril de 2006 às 00:00
Match-point Conchita
Match-point Conchita FOTO: EPA
Conchita Martinez, a única espanhola a vencer o título de singulares na mítica relva de Wimbledon – bateu a norte-americana Martina Navratilova na final de 1994 –, deixa assim os ‘courts’ na véspera de completar 34 anos. Apesar de nunca ter sido uma das mais temidas do circuito, a tenista oriunda de Monzón (Huesca) tornou-se numa das mais respeitadas. Além do triunfo em Wimbledon, Martinez chegou ainda a duas outras finais de torneios de Grand Slam, perdendo para a suíça Martina Hingis o Open da Austrália, em 1998, e Roland Garros para a francesa Mary Pierce, em 2000.
“Esta decisão é bastante complicada porque o ténis sempre foi a minha vida. Sinto-me orgulhosa por tudo o que consegui”, disse a espanhola. “Foram muitas anos de sacrifício, mas no fim só nos lembramos dos sucessos e dos bons momentos no circuito.”
Conchita Martinez, que chegou a n.º 2 do Mundo em 1995, venceu 33 títulos de singulares, o último dos quais o ano passado, quando venceu o torneio de Pattaya, na Tailândia. Pela Espanha ganhou cinco taças da Federação, bem como duas medalhas de prata e uma de bronze nas quatro Olimpíadas nas quais marcou presença.
PERFIL
Nome: Conchita Martinez Berna
Data nascimento: 16/04/72 (completa hoje 34 anos)
Naturalidade: Monzón (Huesca), Espanha
Residência: Barcelona e San Diego
Altura: 1,70 metros
Peso: 59 quilos
Profissional: desde Fevereiro 1988
Pancada: direita
Títulos de singulares: 33
Títulos de pares: 13
Títulos Grand Slam: 1 (Wimbledon, 1994)
Recorde: 739 vitórias/297 derrotas
Melhor ‘ranking’: n.º 2 (30/10/95)
Actual ‘ranking’: 71
Raqueta: Wilson H Tour
Roupa e ténis: Kappa
‘Prize money’: 9,5 milhões euros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)