Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Medalhas lusas no tapete da Luz

Portugal conquistou ontem três medalhas (uma de prata e duas de bronze) no dia inaugural da taça do Mundo de Judo, que decorre no Pavilhão Açoreana, no Estádio da Luz, em Lisboa.
16 de Abril de 2006 às 00:00
Pedro Dias (de branco) perdeu o título para o espanhol Oscar Peñas
Pedro Dias (de branco) perdeu o título para o espanhol Oscar Peñas FOTO: José Manuel Ribeiro/Reuters
O seleccionador Michel Almeida, depois do sorteio de sexta-feira, previa apenas duas subidas ao pódio, mas Pedro Dias (2.º em -66 kg), João Cardoso (3.º em -60 kg) e João Pina (3.º em -73 kg) trataram de ‘engordar’ as ambições nacionais na competição. Este trio acabou por ser o que mais se destacou dos 12 portugueses em acção.
Pedro Dias acabou por ser uma das maiores figuras do dia. Na categoria de -66 kg, marcada pela ausência de última hora do brasileiro João Derly (actual campeão do Mundo e recente vencedor da Super Taça do Mundo, em Paris), Pedro Dias apenas foi batido no derradeiro combate. O experiente Oscar Peñas soube explorar da melhor maneira o cansaço visível do português, acabando o ouro por ficar no pescoço do judoca espanhol. Peñas dominou por completo o confronto, com um ‘koka’ e dois ‘yukos’.
Contando apenas com um desaire na meia-final, João Cardoso (5.º em Roterdão no passado mês) chegou ao bronze em -60 kg, acabando derrotado pelo sul-coreano Min Ho Choi. Na luta pelo 3.º posto, Cardoso levou a melhor sobre o russo Alexander Molostvov, conseguindo uma projecção logo aos 27 segundos, o que lhe deu um ‘yuko’.
Mas a categoria que reuniu maior emoção foi a de -73 kg. Aí, o sul-coreano Won-hee Lee, campeão olímpico, bateu o georgiano Kevkhisvili, vencedor da Taça do Mundo de Praga. O lugar mais baixo do pódio foi para João Pina, que saiu derrotado pelo vice-campeão numa das meias-finais da categoria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)