Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

MedCup reúne estrelas da vela

Cascais vai receber pela primeira vez a única etapa atlântica do circuito de vela Audi MedCup, que nos últimos três anos se realizou no Algarve.
28 de Abril de 2010 às 00:30
João Lagos, António Capucho, Bernardo Trindade e Duarte Nobre Guedes confiantes no sucesso da prova
João Lagos, António Capucho, Bernardo Trindade e Duarte Nobre Guedes confiantes no sucesso da prova FOTO: Mariline Alves

O evento, apresentado ontem no Clube Naval de Cascais, tem um orçamento de seis milhões, realiza-se entre 11 e 16 de Maio e é o primeiro do circuito de 2010. A MedCup irá ainda passar por Marselha, Barcelona, Múrcia e Sardenha e contará com os mais importantes velejadores do Mundo, incluindo o português Pedro Mendonça, que em 2009 alcançou um lugar no pódio na última etapa, em Cartagena (Espanha). A prova vai ter um máximo de três regatas por dia. Está ainda agendada, para dia 15, uma regata costeira: a frota sairá de Cascais rumo ao Cabo da Roca e Cabo Espichel, regressando em direcção a Lisboa – dá a volta à ponte 25 de Abril até voltar a Cascais.

Portugal assistirá à estreia de algumas alterações nos barcos, que segundo Nacho Postigo, director do circuito MedCup, "vão permitir atingir velocidades mais altas, aliada a uma redução do número de tripulantes".

António Capucho, presidente da Câmara de Cascais, disse que prova permitirá "repor Cascais no centro da vela mundial", enquanto o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, destacou a "vocação atlântica e turística da região", elogiando o trabalho de-senvolvido por João Lagos: "Temos de louvar a sua ousadia e perseverança". A região de turismo de Cascais e Estoril espera que a MedCup renda seis milhões de euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)