Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Médico leonino reanima filho de Menezes

A viagem do Sporting para Newcastle, onde esta noite encerra a sua participação na fase de grupos da Taça UEFA, ameaçou, por alguns minutos, transformar-se num pesadelo inimaginável. Luís Filipe Menezes – o presidente da Câmara de Gaia viajou com a equipa – que o diga, quando repentinamente viu o filho Pedro, de 22 anos, ficar inconsciente devido uma indisposição clínica de contornos pouco claros. Valeu então a rápida intervenção de Gomes Pereira, médico ‘leonino’, para evitar males maiores.
16 de Dezembro de 2004 às 00:00
Médico leonino reanima filho de Menezes
Médico leonino reanima filho de Menezes FOTO: Paulo César, Record
Foi o clínico do Sporting, perante a apreensão de todos quantos se aperceberam do súbito ataque, que devolveu o sorriso ao inesperado paciente, cerca de 15 minutos depois de tudo se precipitar. Foi com grande alívio que toda a comitiva viu Pedro reerguer-se e dar sinais de restabelecimento após aqueles momentos dramáticos. Felizmente, confirmar-se-ia mais tarde, tudo acabou bem, mas foi um grande susto ninguém se livrou.
O AMIGO HUGO VIANA
Horas depois, ao final da tarde, o médico do Sporting optou por minimizar o episódio e a sua intervenção – “tratou-se de uma pequena crise, de uma indisposição aguda”, alegadamente relacionada com problemas gástricos, “o Pedro está óptimo”, concluiu –, mas a verdade é que o primeiro destino de Luís Filipe Menezes em Newcastle foi mesmo o hospital, onde o filho realizou exames complementares. Hugo Viana, pelos conhecimentos que tem na cidade onde jogou na época passada, interveio no sentido de facilitar o acompanhamento ao filho do autarca. O pior passara. Gomes Pereira e Luís Filipe Menezes tentavam minimizar a crise perante a inquietação geral.
Mas, na memória de todos, ainda estavam os momentos vividos a bordo do avião, a cerca de uma hora da aterragem. Na altura, os dirigentes do Sporting seguiram a evolução dos acontecimentos com visível preocupação, os jogadores revelavam-se apreensivos e atentos, o enfermeiro Mário André estava logo ali, lado a lado com Gomes Pereira para o que desse e viesse. O autarca nem por um segundo deixou o filho, que permanecia desmaiado. Aliás, é de realçar a capacidade de controle do pai Menezes. que, talvez por também ser médico, embora sem exercer, conseguiu não exteriorizar todo o receio que o envolveu. É que, de facto, há coisas difíceis de explicar, uma vez que Pedro pratica desporto, não fuma e nunca havia revelado qualquer problema desta natureza.
E foi mesmo o comportamento de todos, tão discreto quanto possível, que evitou que o pânico se tenha instalado no avião. Certo é que as massagens cardíacas aplicadas por Gomes Pereira acabaram por revelar-se cruciais. Também a tripulação prestou toda a colaboração. Hoje, tanto Pedro como Luís Filipe Menezes são esperados no jogo.
JOSÉ PESEIRO: "QUEREMOS SER PRIMEIROS"
Ambição no discurso não falta ao Sporting, que ontem aterrou pouco depois das 12h00 em Newcastle, treinou pelas 18h00 e, na pessoa de José Peseiro, perspectivou o jogo desta noite. O ‘leão’ chegou com confiança na bagagem e o objectivo é apenas um: “Vencer e ficar em primeiro lugar no grupo. A produção da equipa, a qualidade do nosso jogo, permite-nos encarar e perspectivar a partida com confiança e motivação”, revelou o técnico minutos antes do treino de adaptação ao arejado St.º James Park. De uma possível eliminação, tão improvável que é, nem sequer um bocejo se escutou na fria e cinzenta Newcastle.
E nem as ausências de Viana, Carlos Martins ou Rui Jorge condicionam as expectativas de Peseiro. “O Hugo é um jogador referência, mas temos um plantel forte. Determinante não é este ou aquele, mas sim o colectivo. O rendimento do Sporting não pode ser menor só porque ele não joga. Também se disse o mesmo quando Douala ficou de fora, mas a verdade é que a equipa deu sempre uma boa resposta”, explicou o treinador.
“O que me deixa tranquilo é a qualidade do nosso jogo. É isso que nos faz acreditar que vamos conseguir ganhar coisas no Sporting”, sustentou.
E que tal uma final da taça UEFA em Alvalade? “Esse é um dado adicional que serve de motivação extra na preparação destes jogos. Sabemos que é difícil lá chegar, e que temos um longo caminho a percorrer, mas... (risos) esperamos ser felizes”, adiantou. Por revelar ficou a equipa e o sistema a utilizar. O ‘leão’ quer ser primeiro e assim evitar as equipas provenientes da ‘Champions’.
VIANA: "SPORTING VAI GANHAR"
O médio dos ‘leões’ Hugo Viana, emprestado pelo Newcastle ao Sporting, está bastante confiante no triunfo do conjunto leonino e ontem, à chegada a Inglaterra, fez questão de salientar isso mesmo. “Vou treinar com os meus colegas, mas o meu contrato não me permite jogar, por isso é uma pena. No entanto, penso que o Sporting vai ganhar, será sem dúvida um bom jogo”, afirmou.
SOLTAS DE NEWCASTLE
AUTÓGRAFOS
Os jogadores do Sporting, mesmo longe de casa, sentiram o entusiasmo dos amantes do futebol quando, à chegada ao aeroporto, se depararam com os tradicionais caça-autógrafos. A todas as solicitações dos ‘coleccionadores’ responderam afirmativamente.
É NATAL...
À mesma hora que o Sporting treinava, uma festa de natal decorria nas instalações do estádio de St.º James Park. Era, nada mais nada menos, que a celebração natalícia do clube de Newcastle. Muitas crianças passaram por ali, carregadas
de presentes.
VIANA EQUIPADO
Não estava, nem podia estar, convocado, mas aproveitou para revisitar a cidade, os amigos que ali deixou e resolver alguns assuntos pendentes. Falamos de Hugo Viana. E a verdade é que o médio até se equipou a rigor. Pelo menos durante a viagem, trajando à Sporting.
GRUPO D
Newcastle (Ing) - Sporting, hoje
Sochaux (Fra) - Panionios (Gre), hoje
Dínamo Tbilisi (Geo), isento na quinta jornada (hoje)
Sporting - Sochaux (Fra), 0-1
Panionios (Gre) - Dínamo Tbilisi (Geo), 5-2
Newcastle (Ing), isento na quarta jornada (01/12/04)
Dínamo Tbilisi (Geo) - Sporting, 0-4
Sochaux (Fra) - Newcastle (Ing), 0-4
Panionios (Gre), isento na terceira jornada (25/11/04)
Newcastle (Ing) - Dínamo Tbilisi (Geo), 2-0
Sporting - Panionios (Gre), 4-1
Sochaux - Isento na segunda jornada (04/11)
Dínamo Tbilisi (Geo) - Sochaux (Fra), 0-2
Panionios (Gre) - Newcastle (Ing), 0-1
Sporting - Isento na primeira jornada (21/10)
CLASSIFICAÇÃO
1. Newcastle - 9 pontos / 3 jogos
2. Sporting - 6 / 3
3. Sochaux - 6 / 3
4. Panionios - 3 / 3
5. Dínamo Tbilisi - 0 / 4
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)