Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

MOURINHO CAUTELOSO RIU-SE DE QUEIROZ

O FC Porto inicia hoje, às 19h45, em Belgrado, a campanha na Liga dos Campeões, a nona do seu historial num recorde que detém a meias com Manchester United e Galatasaray.
16 de Setembro de 2003 às 00:00
Mourinho vai contar com Deco, McCarthy e Costinha no onze
Mourinho vai contar com Deco, McCarthy e Costinha no onze FOTO: Luis Oliveira (Record)
Numa prova onde só pela participação o FC Porto já garantiu 3,546 milhões de euros, a cautela parece ser o segredo dos ‘dragões’. Isto a julgar pelas palavras de Mourinho na conferência de Imprensa de ontem, onde recusou a ideia de ser favorito frente aos sérvios e riu-se das declarações de Carlos Queiroz, após o técnico do Real Madrid ter afirmado que o FC Porto parte um passo à frente na corrida à próxima fase. “Isso é para rir. Ele pode dizer aquilo que quiser e eu não sou ninguém para criticar essas palavras, mas interpreto-as da forma que entender. E acho que dizer que uma equipa que tem os cinco ou seis melhores jogadores do Mundo está um passo atrás de nós, no mínimo é para não comentar ou rir”, disse.
A motivação dos jogadores do Partizan, fruto da primeira presença na Liga dos Campeões, é outro motivo que justifica as cautelas de Mourinho, que ontem se mostrou de poucas palavras e muito ‘seco’ na abordagem ao jogo, facto comentado por alguns jornalistas sérvios, que questionaram após a conferência o motivo pelo qual Mourinho estava “zangado”. “Eu não considero que sejamos favoritos. Acho que o adversário tem muita qualidade e se isso é importante a motivação deles ainda o é mais. Se nós já somos repetentes na Liga dos Campeões e a nossa sensação por estar aqui é excelente, posso imaginar o que sente um clube que aqui está pela primeira vez. Além disso, sei que o apoio do público é intenso”, salientou. De qualquer forma, Mourinho assume que vem a Belgrado para ganhar – “é essa a mentalidade do FC Porto”-, até porque para o técnico uma vitória fora no jogo de estreia “é um passo quase decisivo”.
Nuno Valente e Marco Ferreira foram outros intervenientes na conferência. Ambos reforçaram a ideia que o Partizan pode colocar dificuldades, mas que o objectivo é ganhar.
ESCONDER O JOGO
Outro sinal das cautelas do técnico foi o treino à porta fechada, que decorreu debaixo de uma temperatura amena, depois de algumas ameaças de chuva durante a tarde, realizado no estádio do Partizan, que hoje vai encher-se com 32 mil pessoas.
Longe de olhares indiscretos, Mourinho preparou o ‘onze’ que garantiu já ter delineado, que iria ser substancialmente diferente do apresentado na Marinha Grande. Com todo o plantel disponível – Deco e Costinha estão de regresso -, Mourinho deverá apostar assim num 4x4x2 para combater o 3x5x2 do Partizan, sendo que Bosingwa deve substituir Pedro Mendes.
Quem deve ficar fora no Partizan é Drulovic, por opção, facto que deixa Mourinho “satisfeito”. O ex-portista Krajl, por lesão, é outra baixa confirmada.
SOLTAS DOS 'DRAGÕES'
SEM CASTIGOS
Mourinho desmentiu ontem que a ausência de Deco e Costinha frente à U. Leiria se tenha devido a problemas disciplinares: “É mentira. Eles não estavam em condições de jogar. Eu no lugar deles sabia o que faria, mas, como não sou pai nem conselheiro deles...”, disse.
DIVAC PRESENTE
Vlade Divac, jogador dos Sacramentos Kings, da NBA, vais estar presente para torcer pelo seu clube.
Ver comentários