Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Mourinho eliminado

O Chelsea de José Mourinho foi este domingo eliminado da Taça de Inglaterra em futebol, ao perder por 1-0 no terreno do Newcastle United.
20 de Fevereiro de 2005 às 18:15
José Mourinho
José Mourinho FOTO: arquivo cm
Acabou o sonho 'azul' de poder conquistar quatro títulos na mesma época - Taça da Liga, Taça de Inglaterra, Premier League e Liga dos Campeões. A equipa de Mourinho lidera a Premier League (campeonato da primeira divisão do futebol inglês) com nove pontos de vantagem sobre o segundo; vai disputar a final da Taça da Liga e tem um duelo com o sobrebo FC Barcelona, esta semana, para a Liga dos Campeões.
Hoje, Mourinho pagou caro a opção de poupar a equipa para o compromisso europeu com o clube catalão. Fez alinhar em St. James Park uma espécie de equipa B e, quando quis reagir, teve azar: fez três substituições no intervalo - fazendo entrar em campo as estrelas Duff e Lampard - e depois ficou impossibilitado de substituir o lesionado Wayne Bridge e o 'avermelhado' guarda-redes Carlo Caducini. Esta foi, portanto, uma derrota que em muito se ficou a dever às opções técnicas de José Mourinho.
O Newcastle entrou bem no jogo e Patrick Kluivert apontou logo aos quatro minutos o golo solitário da partida. Foi o segundo golo sofrido pelo Chelsea em 12 jogos e arruinou por completo a estratégia de Mourinho. Os 'azuis' ainda reagiram - Kezman rematou ao poste aos 23 minutos e Jiri Jarosik quase marcou pouco depois, valendo a boa intervenção do guarda-redes Shay Given.
Sem conseguir o empate até ao intervalo, Mourinho fez três substituições para o início da segunda parte (um dos que saiu foi Tiago) e ficou sem mais opções. Fez-lhe falta. Logo após o reatamento, o extremo Wayne Bridge abandonou de maca, após disputa de bola com Alan Shearer, deixando o Chelsea reduzido a dez unidades.
Na fase final, quando os 'azuis' procuravam ainda o prejuízo, o guarda-redes Carlo Caducini foi admoestado com cartão vermelho, por falta cometida sobre Shola Ameobi. O Chelsea ficou com nove jogadores em campo e Johnson teve de pôr as luvas de guarda-redes, tendo ainda oportunidade de efectuar uma boa defesa. Como se não bastasse, Duff ficou lesionado e foi obrigado a prosseguir, ainda que em francas dificuldades, até ao final do jogo.
Mourinho perdeu o jogo, mas esta era uma partida que não lhe interessava. O treinador do Chelsea dissera: "Não respeito a Taça porque em Inglaterra não se respeita o Chelsea. Irei a Newcastle com a segunda equipa".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)