Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Mourinho: O amigo de Mendes

É uma Santa Aliança que rende como uma árvore das patacas: Jorge Mendes já ‘levou’ Mourinho a gastar 179 milhões de euros para montar as equipas de sucesso que se tem visto: campeão inglês no Chelsea; campeão de Itália e campeão europeu pelo Inter de Milão e vencedor da Taça do Rei pelo Real.

16 de Julho de 2011 às 00:00
Jorge Mendes foi eleito o melhor empresário do Mundo em 2010. Mourinho ganhou a distinção de melhor treinador do Mundo em Janeiro de 2011
Jorge Mendes foi eleito o melhor empresário do Mundo em 2010. Mourinho ganhou a distinção de melhor treinador do Mundo em Janeiro de 2011 FOTO: Jorge Monteiro/Lusa

Mendes é dono da carteira mais valiosa de jogadores à escala mundial, Mourinho orienta clubes com as carteiras mais recheadas do Mundo. A combinação é uma chuva de milhões. ‘Mou’ defende que o que é nacional é bom e compra portugueses: denominador comum – representados por Mendes.

Para o Chelsea levou Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho, jogadores que orientou no FC Porto, e mais tarde Maniche (do Dínamo de Moscovo) e Tiago.

Depois de sair do Chelsea, rumou ao Inter de Milão. Mais uma vez, socorreu-se de Mendes e recrutou Quaresma, que tinha sido decisivo numa vitória do FC Porto sobre o seu Chelsea, para a Champions e ainda o brasileiro Motta.

Em Madrid, Mourinho pôde ser mais poupado – já lá estavam Pepe e Ronaldo, que juntos custaram cerca de 120 milhões, mas gastou 73 milhões em jogadores da ‘marca’ Mendes: Di María, Ricardo Carvalho (de novo) e Fábio Coentrão. Um luxo!

PARCERIA REAL

Em jeito de graça, já se disse que se Mourinho não pôde ser seleccionador nacional, trata agora de levar a Selecção para Madrid. No Real , Jorge Mendes já colocou quatro internacionais portugueses: Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e a estrela maior – Cristiano Ronaldo. Nenhum país deverá estar tão representado no onze como Portugal. São todos representados pelo homem da Gestifute.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)