Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

MP prepara-se para levantar sigilo bancário

Depois de assinado o requerimento pela totalidade dos dirigentes ‘leoninos’ envolvidos por José Veiga no processo e endereçado às entidades bancárias em causa – Dexia, no Luxemburgo, e Barclay’s, em Inglaterra –, o Sporting, garantiu ao CM fonte ligada ao emblema de Alvalade, “aposta tudo no levantamento do sigilo bancário de todos os intervenientes no caso”.
26 de Novembro de 2006 às 00:00
José Veiga vai requerer a substituição da medida de coacção que lhe foi imposta
José Veiga vai requerer a substituição da medida de coacção que lhe foi imposta FOTO: Lusa
Os responsáveis ‘verde-e-brancos’, apesar de aguardarem com “expectativa” as posições de Veiga e João Pinto ao repto lançado “para que também estes solicitem autorização aos referidos bancos para disponibilizarem todas as informações relacionadas com contas e transferências bancárias”, estão convictos de que o levantamento do sigilo será mesmo uma realidade. Nem que seja através da intervenção do Ministério Público (MP), aliás já a preparar-se, segundo apurou o nosso jornal.
O ex-empresário já fez declarações públicas, após o interrogatório no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, a dar conta da sua disponibilidade para levantar o sigilo bancário, mas mesmo que não faça um requerimento nesse sentido, a exemplo do que fez o Sporting, a verdade é que o MP tem poderes e todo o interesse para intervir. Em Alvalade, depois de a posição assumida pelos oito dirigentes, considera-se mesmo que esta intervenção, possivelmente a concretizar-se já nos próximos dias, será “normal e uma medida de bom senso para clarificar o processo”. Através de uma carta rogatória – nome da medida processual de uma diligência entre duas autoridades judiciais –, a enviar às autoridades luxemburguesas e inglesas, a acusação pode solicitar o levantamento do sigilo bancário.
Entretanto, Veiga vai requerer na próxima semana a substituição da medida de coacção imposta pelo juiz de instrução, que exigiu uma caução de 500 mil euros, por outra não privativa da liberdade, disse João Correia, advogado do arguido. Segundo o jornal ‘Público’, Veiga vai alegar que não tem possibilidades de pagar a quantia devido a “graves dificuldades” financeiras. Veiga foi ouvido segunda-feira no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, tendo saído em liberdade sob Termo de Identidade e Residência, caução de 500 mil euros e apreensão de passaporte. Caso o juiz aceite o recurso de Veiga, a caução poderia ser substituída pela obrigação de apresentações periódicas às autoridades.
Por sua vez, o próprio José Veiga, em declarações ao jornal ‘A Bola’, garantiu que na próxima semana apresentará novos dados: “Há mais documentos assinados do que aqueles que até agora foram mostrados. Durante a próxima semana haverá novidades. Muito brevemente estarei fora deste caso.”
JOÃO PINTO VAI PEDIR PARA SER OUVIDO
João Pinto vai pedir ao Ministério Público (MP) para ser ouvido com urgência, garantiu ontem o seu advogado, Castanheira Neves. “Fui mandatado pelo João Pinto para requerer junto do MP, com carácter de urgência, a tomada de declarações para esclacer tudo o que for preciso”, disse ao CM o causídico, acrescentando: “Por efeito de tanta notícia sobre o caso, João Pinto começou a achar estranho. Ele nem sequer sabe o que está em causa e se ainda há alguma coisa por esclarecer, mas admitindo que haja e que o seu depoimento possa ajudar, está disponível e interessado em falar”.
O jogador, em declarações à TSF, também se mostrou ao dispor para “esclarecer tudo”.
PAULO BENTO: "DIRIGENTES SÃO ÍNTEGROS"
Paulo Bento falou ontem, pela primeira vez, sobre o caso João Pinto, tendo vincado que a equipa não será afectada. “A mim não me afecta, à equipa também não e, de certeza, que não afectará o Sporting. Estou há sete anos neste clube e sei que as pessoas são íntegras. Nenhum dirigente do Sporting é arguido nem neste processo nem no ‘Apito Dourado’”, disse.
O técnico deixou ainda a garantia de que, como jogador e como técnico, recebeu sempre directamente do Sporting: “Recebi sempre do Sporting para mim. O Sporting nunca falhou.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)