Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

MUNDIAL 2002: TURQUIA É TERCEIRA CLASSIFICADA

A Turquia conquistou hoje o terceiro lugar na classificação do Mundial 2002 ao derrotar a Coreia do Sul por 3-2, um jogo de consolação que premeia em grande a segunda participação da selecção turca nesta competição.
29 de Junho de 2002 às 14:07
Terminam assim as surpreendentes campanhas de duas selecções que conseguiram durante o ano de 2002 os seus melhores resultados de sempre. A Coreia, quarta classificada no Mundial, tem o consolo de ter atingido o que nunca antes tinha conseguido, ganhar um jogo. A Turquia, que só tinha participado uma vez, sem ter passado da primeira fase, conseguiu este ano um honroso terceiro lugar.

O marcador foi inaugurado logo na primeira jogada da partida. O avançado turco Hakan Sukur aproveitou uma falha de Myung-Bo Hong e, de frente para a baliza, apontou o seu primeiro golo no Mundial.

A apenas 1 minuto de jogo a Turquia ganhava a vantagem que iria marcar o resto do encontro. A equipa surpresa entrou a ganhar, conseguindo condicionar todo o decorrer da partida.

Mas a retaliação da Coreia não se fez esperar. Aos oito minutos Eul-Yong Lee marcou o golo do empate na marcação de um livre.

Pouco depois surgiu o segundo golo da Turquia, aos 12 minutos. Aproveitando uma defesa sul-coreana desprevenida Ilhan Mansiz conseguiu o 1-2 para a sua selecção.

E seria o mesmo avançado turco a estabelecer o 1-3, depois de receber a bola de Sukur, corriam apenas os 31 minutos de jogo. Foi com este resultado que as equipas entraram no intervalo, deixando para trás uma primeira parte em que a defesa e o meio-campo de ambas pareciam não estar em jogo.

O encontro esteve nas mãos dos avançados e a bola chegava rapidamente à área das duas balizas. Este cenário manteve-se durante a segunda parte do encontro, cujo resultado permaneceu inalterado até aos minutos finais.

Corriam os 90 minutos de jogo quando a Coreia consegui subir no marcador fazendo o 2-3, pelos pés de Chong-Gug Song. Depois de algumas tentativas o jogador coreano bateu finalmente o guarda-redes Rustu, mas já sem tempo para alterar o resultado final.

Saad Mane indicou o final de partida e a Turquia sagrou-se a terceira classificada do Mundial. Ainda assim o encontro terminou com uma demonstração de "fair-play", os jogadores da ambas as equipas correram juntos no relvado agradecendo aos adeptos.


Ficha

Árbitro: Saad Mane (Kuwait)
Local: Estádio de Daegu (República da Coreia)
Assitência: 63.483

Equipas

COREIA DO SUL

Woon Jae Lee
Sang Chul Yoo
Ki Hyeon Seol (Tae Young Kim, 79m)
Young Pyo Lee
Eul Yong Lee (golo, 9m; cartão amarelo, 23m; Doo Ri Cha, 65m)
Chun Soo Lee
Min Sung Lee
Jung Hwan Ahn
Myung Bo Hong (Tae Young Kim, 46m)
Ji Sung Park
Chong Gug Song (golo, 90m)

Seleccionador: Guus Hiddink

TURQUIA

Rustu Recber (cartão amarelo, 85m)
Bulent Korkmaz
Fatih Akyel
Alpay Ozalan
Kerimoglou Tugay (cartão amarelo, 50m)
Hakan Sukur (golo, 1m)
Yildiray Basturk (Taufur Havutcu, 86m)
Ilhan Mansiz (golos 13m, 32m)
Ergun Penbe
Emre Belozoglu (Hakan Unsal, 41m)
Umit Davala (Buruk Okan, 76m)

Seleccionador: Senol Gunes
Ver comentários