Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Mundialistas: Vida para lá da vida recupera renegados

Bolatti (FC Porto), Zoro (Benfica) e Stojkovic (Sporting) são cartas fora do baralho para os três grandes, mas têm lugar cativo nas respectivas selecções e vão estar no Mundial’ 2010
24 de Outubro de 2009 às 00:00
Bolatti
Bolatti FOTO: Manuel Araújo/Record

O Mundial de 2010 vai reavivar a memória aos adeptos de FC Porto, Benfica e Sporting. Quando os adeptos virem Bolatti, Marc Zoro e Stojkovic vão lembrar-se de que estes jogadores pertencem a clubes portugueses, embora à primeira vista nem sequer pareça pois não contam para os treinadores. Bolatti e Zoro até estão emprestados – o primeiro ao Huracán e o segundo ao Vitória de Setúbal. 

Maradona deve ter Bolatti em muito boa conta, pois o médio emprestado pelo FC Porto salvou-lhe a pele ao marcar o golo no Uruguai que permitiu à Argentina apurar-se para a África do Sul, com vitória em Montevideu por 1-0. O FC Porto limita-se a ver a cotação de Bolatti disparar em flecha. 

 

Marc Zoro é defesa-central e pedra importante na selecção da Costa do Marfim. E nem se pode dizer que não esteja habituado a marcar os melhores pontas-de-lança do Mundo, pois pelo menos nos treinos da sua selecção tem de haver-se com Drogba, um dos melhores no seu posto. Jorge Jesus e, antes, Quique Flores acharam que Zoro não cabia no plantel do Benfica e ‘despacharam-no’ para o Vitória de Setúbal.

 

No Sporting, Stojkovic só não foi emprestado porque a SAD não  encontrou colocação: o sérvio ganha cerca de 35 mil euros, valor elevado para os clubes interessados.

 

O seleccionador da Sérvia – Radomir Antic – pouco se importa com o estatuto do compatriota no Sporting – onde é quarto guarda-redes. O gigante terá a possibilidade de confirmar no Mundial o que já disse: “Sou o melhor guarda-redes da Europa.” 

 

Contactado pelo Correio Sport, Jorge Gama, agente de jogadores, não acredita na valorização destes três atletas: “Não creio que se valorizem no Mundial. Por alguma razão não entraram nos planos dos treinadores. Penso que não vão arranjar clubes melhores do que aqueles a que pertencem”.

Para Gama, estes três jogadores não serão ‘pepitas de ouro’. “Stojkovic não vai valer mais de um milhão de euros. Por Bolatti, eu não dava mais de dois milhões de euros por ele. O Zoro só a custo zero, ou então a baixar radicalmente o salário. Zoro foi um erro do Benfica”, concluiu. 

BOLLATI PELA METADE

 

Bolatti só pertence a 50 por cento ao FC Porto. Os dragões venderam a outra metade dos direitos desportivos ao empresário Simonian, que adquiriu 30 por cento, e ao Huracán, que comprou 20 por cento.

 

ZORO ATÉ 2012

 

Marc Zoro tem contrato com o Benfica até Junho de 2012. Foi adquirido em 2007 a custo zero ao Messina, de Itália.

 

STOJKOVIC POLÉMICO

 

Stojkovic foi contratado em 2007 pelo Sporting  por cinco épocas a troco de um milhão de euros. Disse que é o melhor guarda-redes da Europa, numa espécie de sentença desafiadora a Bento e quando nem era titular em Alvalade.

 

JOÃO VIEIRA PINTO

 

Antes do Europeu de 2000, João Vieira Pinto disse aos jornalistas que estava desempregado.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)