Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Na Li contra estreante Safarova

Eram as duas menos prováveis finalistas nesta 16.ª edição do Estoril Open. A primeira, Lucie Safarova (155.ª no ranking WTA), veio do ‘qualifying’ e admitiu que nunca pensou chegar tão longe na prova. A outra, a chinesa Na Li, apesar do seu 40.º lugar no ‘ranking’, é ainda uma tenista a ganhar o seu espaço no circuito feminino.
1 de Maio de 2005 às 00:00
Lucie Safarova, 155ª do 'ranking', é finalista surpresa
Lucie Safarova, 155ª do 'ranking', é finalista surpresa FOTO: Nacho Doce/Reuters
No torneio português, ambas partilham o facto de terem conseguido afastar adversárias bem mais cotadas e, teoricamente, candidatas à presença na final.
Safarova, no entanto, terá sido a mais surpreendente finalista nesta 16.ª edição do Estoril Open, tendo em conta o percurso que efectuou para chegar a esta fase da competição.
Ontem, a tenista checa afastou nada mais nada menos do que a terceira cabeça-de-série do quadro feminino, a argentina Gisela Dulko, por 7-6 (1) e 6-0.
“É simplesmente fantástico. Vim aqui no ano passado, mas acabei por não entrar no torneio e este ano estou na final. Não esperava chegar tão longe e amanhã vou continuar a jogar o meu ténis e ver o que acontece”, disse a bela Lucie Safarova, que hoje irá disputar a sua primeira final de uma prova do circuito WTA.
ESTRATÉGIA CHINESA
Bem menos espontânea foi a chinesa Na Li (4.ª cabeça-de-série). A tenista do Império do Meio confessou em conferência de Imprensa que havia preparado na véspera cada ponto da partida com Dinara Safina, segunda pré-designada, encontro que venceu com um avassalador e supreendente duplo 6-1.
“Antes de me deitar ontem [sexta-feira] à noite , pensei na estratégia para este encontro e todas as jogadas foram bem planeadas. Cada ponto conquistado hoje não foi conquistado de forma leviana, mas sim com muita preparação. Por outro lado, à medida que o jogo ia avançando, a Safina perdia a paciência, o que ajudou”, explicou Na Li.
A tenista chinesa poderá subir para o 35.º lugar do ‘ranking’ WTA, o que seria a melhor classificação de sempre para uma tenista oriunda da China.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)