Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Nadal é o novo deus do ténis

Rafael Nadal é amigo e fã da colombiana Shakira, mas foi ao som de Enrique Iglesias que saboreou, ainda estendido no Arthur Ashe Stadium, os primeiros segundos como 23º campeão diferente da história do Open dos Estados Unidos.
15 de Setembro de 2010 às 00:30
Nadal é o novo deus do ténis
Nadal é o novo deus do ténis FOTO: Gary Hershorn/Reuters

"Tudo isto é mais do que alguma vez sonhei", confessou o esquerdino em Times Square, de dentes cravados no troféu norte-americano, após tornar-se o sétimo jogador titular dos quatro Grand Slams – o mais novo da Era Open (desde 1968). "Entrar na história desta forma é uma honra, mas mantenho os pés bem assentes no chão. Dizerem agora que sou melhor do que o Roger [Federer] é uma estupidez e os títulos estão aí para o provar", acrescentou de forma humilde o também campeão este ano de Roland Garros e Wimbledon. Uma atitude comum no espanhol, fruto da boa educação que sempre teve, não só em casa, mas também do tio e treinador, Toni. "Houve quem dissesse que Rafa jamais ganharia em Nova Iorque, pois o seu jogo era demasiado físico e o top--spin pouco efeito teria em piso rápido. Todavia, melhorou todos os anos e bateu um dos maiores especialistas, o Novak", apontou o mentor do espanhol, depois de receber um abraço do sérvio Novak Djokovic nos corredores de Flushing Meadows.

Quanto ao futuro do sobrinho, o técnico foi bem claro: "Se perdes a humildade é muito fácil ires abaixo e não faltam exemplos. Por isso, agora há que desfrutar, pois daqui a 15 dias o Rafa estará a jogar na Ásia e aí começarão os problemas de novo. É preciso melhorar o segundo serviço e o vólei."

PERFIL

Rafael Nadal

Nasceu em Menorca a 3 de Junho de 1986. Cedo se dedicou ao ténis, apesar de ter vindo de uma família de futebolistas – o tio Angel Nadal jogou no Barcelona. Aos 15 anos, ganhou a sua primeira partida num circuito ATP e antes de completar 17 entrou no top-50 do ténis mundial. Hoje soma 9 Grand Slams e 42 títulos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)