Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Não entrámos com medo

O extremo Robert tem vindo a assumir-se como titular no Benfica e foi um dos heróis da passagem aos ‘quartos’ da ‘Champions’. Quarta-feira, após a histórica jornada de Liverpool, o francês contou ao CM um dos segredos da vitória.
10 de Março de 2006 às 00:00
Laurent Robert diz que nunca viu adeptos como os do Benfica: 'as nossas vitórias são para eles'
Laurent Robert diz que nunca viu adeptos como os do Benfica: 'as nossas vitórias são para eles' FOTO: José Manuel Ribeiro, Reuters
Correio da Manhã – Que razões aponta para esta vitória do Benfica?
Laurent Robert – Acima de tudo, estávamos muito confiantes. Não entrámos com medo em Anfield Road. Fui duro no início, mas depois recuperámos e acabámos por alcançar esta vitória maravilhosa e inteiramente justa. Sinal disso mesmo foram os aplausos que os adeptos do Liverpool nos dirigiram no final do jogo.
– Ainda assim, o Benfica passou por momentos de grande sofrimento antes do golo de Simão dar outra tranquilidade à equipa...
– Sabíamos do poderio do Liverpool, o actual campeão europeu, mas o nosso treinador estudou bem o adversário e, assim, tudo se tornou mais fácil para nós. É evidente que eles dominaram alguns períodos do jogo, mas também precisavam de anular o resultado do jogo da primeira mão. Cabia a eles a iniciativa de jogo. Quanto ao Benfica, estivemos sempre muito tranquilos, mesmo depois do primeiro golo. Esse foi o segredo da nossa vitória.
– Agora, estar na final da Liga dos Campeões é já um objectivo que possa assumir?
– Não podemos pensar na final. É evidente que é um sonho e uma ambição de todos, mas ainda falta muito para o alcançar. Queremos ganhar tudo, mas levemos as coisas com calma. Também há o campeonato e a Taça de Portugal, onde continuamos com boas hipóteses de conquistar os troféus. Esses títulos também são importantes para nós.
– Simão Sabrosa esteve muito perto de trocar o Benfica pelo Liverpool e agora acabou por decidir esta eliminatória. Já esperava isso dele?
– Sim. Ainda bem que o Simão não se mudou. Ele é um jogador enorme. Tem um talento incrível. Na minha opinião, o Simão pode perfeitamente jogar a titular em qualquer equipa do mundo.
– O apoio dos adeptos do Benfica é algo que ainda o espanta?
– Sem dúvida. Mudei-me para um clube enorme, com grandes tradições. Conhecia essa realidade, mas nunca vi adeptos como os nossos, mesmo tendo jogado em Inglaterra, onde nunca falta apoio. No Benfica seguem-nos para todo o lado e isso é claro que nos dá mais força. As nossas vitórias são para eles.
– Já se sente adaptado a Portugal e ao Benfica? Acha que ainda pode render mais nesta equipa?
– Estou a adaptar-me muito bem, mas sei que posso fazer muito mais.
AMEAÇA DE BOMBA
O Hotel Thistle, em Liverpool, onde ficaram instalados vários jornalistas portugueses que acompanharam o jogo de quarta-feira, foi alvo de uma ameaça de bomba, por volta das 03h30 da madrugada de quinta-feira. O espaço chegou mesmo a ser evacuado.
Na terça-feira, o hotel onde ficou o Benfica também foi alvo de um falso alarme de incêndio no terceiro piso da unidade.
"SOFRI PELO BENFICA"
João Moutinho, médio do Sporting, admitiu ontem que esteve a torcer pelo Benfica no confronto com o Liverpool: “Claro que sofri pelo Benfica, pois sou português. Espero que qualquer equipa portuguesa envolvida na Liga dos Campeões ganhe. Gostava de dar os parabéns ao Benfica, porque fez uma grande exibição, e desejar-lhe sorte para os próximos jogos”. Também o ‘leão’ Ricardo elogiou os ‘encarnados’: “Posso dizer que, como português, fiquei bastante satisfeito”. O Sporting ainda reagiu ao triunfo ‘encarnado’ através do administrador Rogério de Brito: “A nossa aspiração é viver no próximo ano a alegria que os benfiquistas estão agora a sentir”.
REACÇÕES
"DEFRONTAR O BENFICA" (Tiago, jogador do Lyon)
“Gostaria de encontrar o Benfica nos quartos-de-final, pois foi um clube onde joguei e acima de tudo porque, caso o Lyon não conseguisse passar, seria o Benfica a fazê-lo. Teríamos uma equipa portuguesa nas meias-finas da Liga dos Campeões, o que seria muito bom para todos.”
"GRANDE SATISFAÇÃO" (Gilberto Madaíl, líder da FPF)
“As vitórias dos clubes portugueses e naturalmente das selecções dão sempre grande satisfação. Acho que o Benfica soube estar em Anfield Road e não existem campeões sem sorte. Oxalá que agora tenham uma boa continuidade na Liga dos Campeões.”
"COMPRAR JOGADORES" (Benítez, técnico do Liverpool)
“Precisamos de trabalhar mais na hora de procurar contratações. É importante reforçarmos o plantel e comprar novos jogadores. Vamos começar a trabalhar nisso a partir de agora de forma a tornarmos o Liverpool ainda mais forte.”
"UMA SURPRESA COMO NÓS" (Wenger, treinador do Arsenal)
“Foi uma grande surpresa. O Liverpool era o favorito para seguir em frente. O Benfica venceu o Manchester e agora o Liverpool. Eles causaram tanta surpresa como nós frente ao Real Madrid, onde ninguém acreditava que o Arsenal conseguisse passar para os quartos-de-final.”
MEDIA
SPORT
Koeman pôs fim às ambições de Rafa Benítez de revalidar o título. No final, o desgaste físico dos ‘reds’ foi determinante.
EL MUNDO
Benfica deixou campeões em KO, fulminando as aspirações do Liverpool, sempre impotente no ataque.
THE GUARDIAN
A inoperância atacante do Liverpool esbarrou no ‘instinto assassino’ de Simão Sabrosa, que silenciou Anfield Road.
AS
Pim Pam Pum: Benfica nos quartos-de-final. Simão Sabrosa com o golo apontado conquistou os adeptos do Liverpool.
SKY SPORTS
Reinado europeu do Liverpool chegou ao fim. Golo de Simão tornou quase impossível a missão da equipa de ‘Rafa’ Benítez.
MARCA
Benfica ‘desfaz-se’ do campeão. Ronald Koeman foi lapidar nas escolhas e contou com um inspirado Simão.
EUROSPORT
Falta de confiança foi decisiva na derrota do Liverpool após o terceiro jogo europeu consecutivo sem marcar qualquer golo.
THE HERALD
Jornal escocês assinala fim do reinado dos ‘reds’ e comete uma ‘gaffe’. Deu o Benfica como sendo uma equipa espanhola.
MIRROR
Não houve milagre em Anfield e a culpa do resultado deve ser atribuída principalmente aos avançados do Liverpool.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)