Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

“Não sou um treinador caro"

Marcello Lippi, Treinador campeão do mundo pela itália em 2006, diz em entrevista ao CM estar "honrado" pela possibilidade de treinar "um grande clube como o Benfica", elogia Rui Costa e reitera um desejo: voltar ao activo na próxima época
26 de Março de 2008 às 00:30
Marcello Lippi diz ao CM que qualquer treinador do Mundo gostaria de trabalhar num clube com a dimensão do Benfica
Marcello Lippi diz ao CM que qualquer treinador do Mundo gostaria de trabalhar num clube com a dimensão do Benfica FOTO: Daniel dal Zennaro/Epa
Correio da Manhã – Já foi contactado pelo Benfica tendo em vista a sua contratação para a próxima época?
Correio da Manhã – Já foi contactado pelo Benfica tendo em vista a sua contratação para a próxima época?Marcello Lippi – O que sei foi pela Comunicação Social. Soube da notícia, é uma honra mas comigo ainda ninguém falou.
– Mas está disponível para treinar emPortugal,no caso, o Benfica?
– O Benfica é um clube grandíssimo. Se me ligarem, estou disponívelparaconversar.Qualquertreinador gostariadeorientaruma‘squadra’ daquela dimensão.
– Diz-se que é um treinador que ganha muito bem...
– (risos) Têm de perguntar aos clubes que já treinei. Não sou um treinador caro. Caros são os que não mostram trabalho.
– Conhece a realidade do Benfica? José Antonio Camacho foi o segundo treinador esta época e acabou por pedir a demissão. Sente que é um clube pouco estável?
– Não me compete falar de clubes que não são meus. O Benfica é um clube muito respeitado em Itália e em todo o Mundo mas o facto de não ganhar títulos com assiduidade aumenta a pressão.
– Paulo Sousa, seu antigo jogador na Juventus, seria um bom adjunto na ‘aventura portuguesa’ ?
– Não sei, não sei. Era um jogador muito culto. Um patrão. Mas não posso falar de suposições. Cheguei hoje [ontem] dos Estados Unidos e nada sei sobre isso.
– Disse que ainda não foi contactado pelo Benfica, mas sabe que Rui Costa será, ao que tudo indica, o novo director desportivo do clube?
– Ouvi falar disso aqui em Itália. É umjogadorde grande classe. E será muito competenteem qualquerfunção. Rui Costa é um senhor do futebol europeu.
– Fala de Rui Costa como se o conhecesse muito bem ...
– E conheço. Como adversário (risos) e como profissional de futebol. Já falámos algumas vezes.
– Pensa resolver o seu futuro em breve ?
– Gostaria mas não sei se será possível. A única coisa que pretendo é voltar a treinar na próxima temporada.
– Tem convites?
– De convites não posso falar.
PERFIL
Com 59 anos, Marcello Lippi tornou-se à frente da squadra azzurra no único treinador campeão mundial por um clube e por uma selecção (Juventus em 1996 e Itália em 2006). Iniciou a carreira na Sampdoria mas foi no emblema de Turim (1994-1999 e 2001-2004) que atingiu o estrelato com a conquista de cinco campeonatos, uma Taça de Itália, uma Supertaça, uma Taça Intercontinental e uma Liga dos Campeões.
QUEIROZ ATACA CAMACHO
'É um pouco o timbre de Camacho atirar a toalha ao chão nos clubes por onde passa', disse ontem Carlos Queiroz sobre o pedido de demissão do ex-treinador do Benfica. 'Já o tinha feito em Madrid e agora voltou a acontecer', prosseguiu. Em 2004, o técnico espanhol abandonou o Benfica para substituir Queiroz nos merengues. Menos de um mês depois, Camacho batia com a porta. Quanto ao possível convite do Benfica, o adjunto de Alex Ferguson nada confirma. 'Comigo ainda ninguém falou'.
'A CULPA É SÓ NOSSA'
'Os jogadores são os únicos culpados pelo actual momento do Benfica e vão ser eles a dar a volta por cima'. As palavras são de Maxi Pereira, médio uruguaio, que destacou ainda a importância de assegurar o 2.º lugar. 'Temos de vencer o Paços de Ferreira. É um jogo muito importante para consolidarmos o lugar que dá acesso à Liga dos Campeões', disse.
APONTAMENTOS
MAKUKULA AUSENTE
Makukula não treinou ontem no Seixal devido a uma tendinite e está em dúvida para o encontro de domingo frente ao Paços de Ferreira. Nuno Assis, Luisão, Léo e Petit fizeram treino progressivo e deverão estar em condições de alinhar frente aos pacenses. David Luiz é baixa confirmada.
INTERNACIONAL
O Internacional de Porto Alegre quer comemorar os 40 anos do Estádio Beira-Rio num jogo com o Benfica. Seria a reedição da partida de inauguração do recinto (6/4/1969), que as águias perderam, por 2-1.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)