Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

NÃO SOU UMA ESTRELA COMO FIGO E RONALDO

O internacional da República Checa, Pavel Nedved, foi considerado pela revista francesa ‘France Football’ o melhor futebolista de 2003 a actuar nos Campeonatos Europeus, sucedendo ao brasileiro Ronaldo vencedor do troféu em 2002. O jogador da Juventus recebeu 190 pontos, ficando à frente do internacional francês Thierry Henry, do Arsenal, com 128, mais cinco que o italiano do Milão, Paolo Maldini.
23 de Dezembro de 2003 às 00:00
Jornalistas desportivos de 52 países, onde a revista ‘France Football’ é publicada, decidiram que Pavel Nedved deveria receber o prémio de melhor jogador do ano na sequência das grandes exibições realizadas em 2003. A Juventus conseguiu chegar à final da Liga dos Campeões – perdeu nas grandes penalidades com o Milão –, num jogo em que a ausência de Pavel Nedved mais se fez notar.
“Foi sem dúvida o meu melhor ano. Tive muita sorte, mas a sorte também faz parte da carreira de um jogador”, afirmou Pavel Nedved, admitindo que não estava à espera de receber o troféu: “Nem em sonhos eu acreditava que ia ser o vencedor. Assim que soube dos nomeados, nunca pensei. Não sou uma estrela como Figo, Zidane ou Ronaldo”.
Pavel Nedved é o segundo jogador da República Checa a vencer o prémio da ‘France Football’, depois de Josef Masopust, ter ganho em 1962.
Quanto a portugueses, destaque para Deco (FC Porto) que ficou na 13.ª posição, com quatro pontos, os mesmos de Del Piero (Juventus), Dida e Nesta (Milão), Makaay (D. Corunha/Bayern Munique). Recorde-se que Portugal também já teve dois jogadores galardoados com o prémio da Bola de Ouro, da ‘France Football’: Eusébio (Benfica), em 1965; Luís Figo (Real Madrid) em 2000.
PERFIL
Nome: Pavel Nedved
Idade: 31 anos (30/08/1972)
Nacionalidade: República Checa
Posição: Médio
Clube Actual: Juventus
Estatística: 46 jogos; 14 golos
Onde jogou: Sparta de Praga; Lázio e Juventus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)