Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

“Não vai ser um tiro no escuro”

A confirmação oficial da contratação de Aly Cissokho foi feita pelo próprio treinador do FC Porto. Jesualdo Ferreira mostra total confiança no lateral francês, ex-V. Setúbal, que assina pelos dragões para as próximas três épocas e meia.
11 de Janeiro de 2009 às 00:30
O defesa esquerdo Cissokho, ex-V. Setúbal, foi ontem elogiado pelo técnico do FC Porto, Jesualdo Ferreira
O defesa esquerdo Cissokho, ex-V. Setúbal, foi ontem elogiado pelo técnico do FC Porto, Jesualdo Ferreira FOTO: A-gosto.com/Estela Silva/Lusa

"O Cissokho tem muitas qualidades, possui formação europeia e é um jovem de 21 anos. Não vai ser um tiro no escuro. Espero que a sorte o proteja e as coisas corram bem", desejou o treinador portista, justificando a escolha com o período de Janeiro: "Todas as aquisições que se façam nesta altura têm uma avaliação diferente do que as contratações no defeso. Qualquer jogador que possa vir para o FC Porto tem de entrar para jogar directo e, nesse sentido, o mercado interno é o que mais interessa."

Revelando que já segue o lateral – que vai custar algo como 300 mil euros, por 60% do passe – desde que assinou pelo V. Setúbal, Jesualdo deixa ainda a porta aberta a mais chegadas ao Dragão: "Não sei se será o único reforço. Saiu o Lino e entendemos que era um lugar importante para preencher. Conto ter no final de Janeiro o mesmo número de jogadores com que comecei a época."

Sobre a recepção de hoje (20h45, Sport TV1) ao Trofense, o professor quer evitar descuidos, de forma a manter o lugar cimeiro na Liga: "Perder a liderança? Na primeira, qualquer um cai. À segunda, só cai quem quer e o FC Porto não quer cair."

Em relação ao jogo de quinta-feira com o V. Setúbal (vitória, 2-1), da Taça da Liga, Jesualdo Ferreira voltou a chamar os habituais titulares, preterindo os jovens chamados a meio da semana. Sapunaru e Pelé também ficam de fora.

CHANCELA DE ANTÓNIO ARAÚJO EM NOVO LATERAL

Marek Cech, Ezequias, Areias, Leandro, Lucas Mareque, Benítez ou Lino. Foram vários os laterais-esquerdos que passaram pelo FC Porto nos últimos cinco anos sem conseguirem agarrar definitivamente o lugar. Cissokho é a última tentativa dos dragões para solucionarem a pecha no sector defensivo.

O jovem lateral francês chega aos campeões nacionais pela mão do empresário António Araújo, também envolvido nas contratações de Ezequias – hoje nos romenos do Brasov –, Lino, Leandro ou mesmo Edson, central brasileiro do FC Porto que esteve emprestado à Académica e que foi apontado como solução para os dragões em Janeiro.

Fernando, hoje titular indiscutível do FC Porto, também é jogador de António Araújo, empresário que será julgado, em Março, juntamente com Pinto da Costa, no processo ‘Apito Dourado’ relativo ao jogo Beira-Mar-FC Porto (0-0), de 2003/04.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)