Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Nas asas de Falcão

Nação ‘colchonera’ anda nas nuvens e já sonha com a reedição da dobradinha de 1996
20 de Outubro de 2012 às 00:00
Enquanto Falcão não voa para outras paragens, todo os sonhos são permitidos no Vicente Calderón
Enquanto Falcão não voa para outras paragens, todo os sonhos são permitidos no Vicente Calderón FOTO: EPA

Os adeptos ‘colchoneros' vivem dias de encantamento com o espectacular início de época do Atlético de Madrid: lidera a Liga espanhola em igualdade com o Barcelona e com os mesmos oito pontos de avanço sobre o vizinho Real Madrid, coisa que não acontecia há muitos anos; além disso, o Atlético esmagou na Supertaça UEFA (4-1) o campeão europeu Chelsea com uma actuação fenomenal de Radamel Falcão.

O treinador argentino Diego Simeone reconhece que este arranque lembra o da mítica época de 1995-96 - quando o Atleti fez a ‘dobradinha' com ‘Cholo', ou seja, ele mesmo, no campo e Radomir Antic no banco - mas tem posto água na fervura. E faz bem. Ele sabe que o presidente Enrique Cerezo está disposto a vender Radamel Falcão na reabertura do mercado, em Janeiro próximo, se o Chelsea concretizar a oferta de 58 milhões pelo goleador colombiano. "Com esse dinheiro o clube consegue pagar todas as dívidas" diz o presidente aos sócios.

O problema, para os sonhadores ‘colchoneros', é que Roman Abramovich, o todo-poderoso dono do Chelsea, quer mesmo juntar Falcão a Fernando Torres - outro ídolo do Vicente Calderón - em Stamford Bridge. E Simeone sabe que sem os golos de Radamel (já leva 8 em 6 jornadas, tantos como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi), o Atlético regressará rapidamente à "normalidade", ou seja, à luta por um lugar na Champions.

A influência do antigo avançado do FC Porto na campanha ‘colchonera' tem sido de tal ordem que muitos observadores consideram que será ele, e não Iniesta, Xavi ou Casillas, a juntar-se a Cristiano Ronaldo e Messi no trio final que irá lutar pela Bola de Ouro de 2012. Mas até Janeiro todos os sonhos são permitidos.

falcão atlético madrid
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)