Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Nas mãos de Peseiro

São esperadas a qualquer momento as derradeiras decisões do técnico José Peseiro quanto ao plantel com que o Sporting vai atacar a temporada 2005/06. E se relativamente a entradas no grupo de trabalho, apenas a contratação de um extremo-esquerdo está ainda em cima da mesa – a novela Wender terminou –, o mesmo não acontece quanto às saídas.
25 de Julho de 2005 às 00:00
O técnico José Peseiro prepara-se para elaborar a lista de dispensáveis
O técnico José Peseiro prepara-se para elaborar a lista de dispensáveis FOTO: Jorge Paula
Para já, a lista de dispensas, sabe o CM, não está ainda totalmente definida, mas candidatos não faltam. Certo mesmo é que de um trio atacante formado por Silva, Manoel e Pinilla um deles vai ser cedido por empréstimo, consequência das muitas opções ofensivas à disposição do treinador – Deivid e Liedson garantem poder de fogo e retiram espaço à concorrência.
E também por isso o jogo desta noite, frente ao West Bromwich Albion, perfila-se como uma derradeiro oportunidade para Silva – único convocado do trio referido – mostrar argumentos e assim convencer Peseiro de que constitui uma mais-valias para o grupo. Pinilla continua afastado dos relvados e Manoel foi preterido.
E mesmo antes de serem anunciadas as decisões, há já quem se posicione e manifeste disponibilidade para acolher os ‘leões’... excedentários. No Minho, por exemplo, o Vitória de Guimarães está na frente caso o Sporting aceite ceder Silva, admitindo-se, contudo, que a SAD ‘leonina’ tenha em carteira outras alternativas para a colocação dos jogadores a dispensar.
Mas nem só no ataque são esperadas novidades. Poucos se espantariam se Peseiro optasse por fazer rodar o jovem médio Marcelo Labarthe, ex-Internacional de Porto Alegre, e até mesmo, também numa perspectiva de evolução, o defesa-central Miguel Veloso, que recentemente se sagrou campeão de juniores, tal como Nani. O técnico José Peseiro tem a última palavra e vai pronunciar-se em breve.
SAD ADMITE 'COLOCAR' NICULAE
O futuro do internacional romeno Marius Niculae não está ainda definido, esperando a Sporting SAD uma resposta do avançado à proposta de renovação contratual que lhe foi enviada via faxe.
Ainda assim, e apesar dos números apresentados ao jogador estarem muito longe dos valores auferidos por Niculae ao longo do anterior vínculo, admite-se que o atacante acabe mesmo por aceitar as condições propostas pela SAD. Tudo porque, até este momento, o romeno não parece ter grandes alternativas para dar sequência à sua carreira.
Só que, mesmo que Niculae opte pelo Sporting, o que equivale a dizer que aceita baixar de forma substancial o seu salário, nem por isso tem lugar garantido no plantel de José Peseiro. Neste momento, o Sporting tem uma linha ofensiva vasta, admitindo-se por isso um eventual empréstimo do internacional romeno.
SPORTING PROCURA ALTERNATIVA A WENDER
O bracarense Wender, principal opção do técnico Peseiro para o reforço da ala esquerda, está cada vez mais longe de Alvalade e apenas um inesperado volte-face, de todo improvável, poderia colocar o brasileiro de ‘leão ao peito’. Aliás, neste momento, e depois das negociações terem sido encerradas na tarde de sábado – Sporting e Braga não se entenderam quanto aos valores a envolver na operação – a SAD verde-e-branca estará já no mercado a avaliar outras alternativas para aquela posição.
Tudo porque o desencontro de verbas, com outros episódios pelo meio – comunicados a criticar o Sporting e acusações a Peseiro por contactos com Wender –, marcou as negociações. Ao milhão e meio de euros – admite-se que a transferência fosse viabilizada por um milhão – exigido por António Salvador, presidente da SAD bracarense, respondeu o Sporting com uma oferta a rondar os 500 mil. Só que os números ‘leoninos’ foram prontamente recusados no Minho e nem o desejo de Wender rumar a Alvalade serviu para demover Salvador.
O jogador renovou pelo Braga na última temporada, tem mais dois anos de contrato e uma cláusula de rescisão cifrada nos 1,7 milhões de euros. À intransigência de Salvador respondeu o Sporting de igual forma, isto é não elevando o valor da proposta. E assim acabou a novela.
SOLTAS 'LEONINAS'
JOGO NO ALGARVE
O Sporting viajou ontem à tarde para Albufeira, no Algarve, onde esta noite a equipa defronta os ingleses do West Bromwich Albion. Os defesas Beto e Paíto, os médios Custódio e Tello e os avançados Manoel e Pinilla ficaram fora das opções. Ao invés, Luís Loureiro, André Marques e Varela estão entre os eleitos.
ELEITOS DE PESEIRO
Eis a lista de convocados para o ‘particular’ desta noite: Nélson, Ricardo, Rogério, Semedo, Anderson Polga, Miguel Garcia, Miguel Veloso, Edson, André Marques, Carlos Martins, Luís Loureiro, Nani, Rochemback, Moutinho, Silva, Sá Pinto, Douala, Varela e Liedson.
MOREIRA RECUSADO
O avançado português Moreira, jogador cujo passe pertence ao Standard Liége, foi, nos últimos dias, oferecido e prontamente recusado pelo Sporting. Recorde-se que Moreira, formado no Boavista, alinhou, na última época, no Hamburgo, por empréstimo do emblema belga.
NADA COM BOMFIM
Foi com surpresa que os responsáveis ‘leoninos’ foram confrontados com declarações do empresário de Leandro do Bomfim, médio que rescindiu com o FC Porto, dando conta do interesse do Sporting no atleta. É fumo sem fogo...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)