Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Negócio falhado com russos

Bruno de Carvalho anunciou, em 2006, que uma das suas empresas, em parceria com um grupo de investidores russos, ia construir um Palácio do Gelo, em Lisboa. O empreendimento envolveria verbas na ordem dos nove milhões de euros, mas não foi construído.
24 de Março de 2011 às 00:30
Bruno de Carvalho diz que desistiu do Palácio do Gelo devido à burocracia
Bruno de Carvalho diz que desistiu do Palácio do Gelo devido à burocracia FOTO: Pedro Simões/Record

Na altura, a Bruno Carvalho LDA emitiu mesmo um comunicado no qual referia que o projecto teria investimentos repartidos entre Portugal e a Rússia, com vertentes comerciais e desportivas e valor acrescentado para diversos sectores, do imobiliário e construção, às exportações e turismo.

Ainda de acordo com a empresa do candidato às eleições do Sporting, na Rússia, a parceria englobava estádios, complexos desportivos, centros comerciais e de negócios, e hotéis, em Krosnadar e Sochi, cidades perto do Mar Negro e candidatas aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Em Portugal, Bruno de Carvalho prometia como empreendimento de maior vulto o Palácio do Gelo, que poderia receber eventos com figuras mundiais de todas as modalidades desportivas e teria componentes de restauração e lazer, servindo como pavilhão multiusos.

Na Câmara Municipal de Lisboa, porém, não existe sequer memória da intenção da construção de um Palácio do Gelo. "Nas reuniões do executivo camarário nunca deu entrada qualquer proposta nesse sentido, nem nunca ouvi falar de qualquer projecto dessa natureza", garantiu ao CM fonte oficial da autarquia liderada por António Costa. Nos serviços do Urbanismo, a versão mantém-se. "Já aqui estou há muitos anos e posso garantir que nunca se falou da construção de um Palácio do Gelo", afirmou fonte próxima do vereador Manuel Salgado.

"O projecto de Lisboa, na zona da Expo, não avançou, devido a questões burocráticas, pelo que optámos por investir no Algarve", assegurou, ao CM, fonte próxima de Bruno de Carvalho, frisando que os investidores russos de 2006 não são os mesmos que na semana passada prometeram injectar 50 milhões de euros no fundo que tem previsto para o Sporting, caso ganhe as eleições, no sábado.

GOLEADORES CONTACTADOS

Miroslav Klose (avançado alemão do Bayern Munique) e Johan Elmander (ponta-de-lança internacional sueco do Bolton), ambos em final de contrato com os respectivos clubes, foram contactados por elementos ligados a Godinho Lopes (lista A), apurou o CM.

Além de Hugo Almeida, Garay, Rodriguez e Alex Silva, o candidato quer apresentar pelo menos mais três jogadores, antes das eleições (sábado). Já Bruno de Carvalho (lista C) negou que Van Nistelrooy (ponta-de-lança do Hamburgo) esteja nos seus planos.

DUNGA COM ABRANTES

Carlos Dunga vai ser o treinador do Sporting caso Abrantes Mendes (Lista E) ganhe as eleições de sábado. Ontem, o candidato assumiu à Sport TV ter fechado "um pré-acordo" com o técnico brasileiro.

O acordo será accionado em caso de triunfo do juiz, que frisou ter escolhido Dunga pela "alma guerreira, e até pelo ar sisudo e pouco simpático para os adversários".

Dunga era um dos nomes que estavam na mesa de Abrantes, muito embora a primeira opção fosse o búlgaro Krassimir Balakov. No entanto, o antigo jogador do Sporting preferiu não se comprometer, até porque estava a negociar com outro clube. Foi isso que retardou a oficialização do acordo, até que Abrantes Mendes se virou para a outra opção em carteira. Em Itália, porém, foi noticiado que Dunga é um dos alvos da Fiorentina para a próxima época.

Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido por Dunga, tem 47 anos e como treinador ganhou uma Copa América (2007) e uma Taça das Confederações (2009).

Nas outras listas, Bruno de Carvalho conta com Van Basten, Godinho Lopes com Domingos, Dias Ferreira com Rijkaard e Pedro Baltazar assegurou Zico.

BRUNO DE CARVALHO SPORTING ELEIÇÕES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)