Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

"Ninguém duvide de que vamos para ganhar"

Fernando Chalana, treinador do benfica, desvaloriza a vantagem atribuída à sua equipa pelo técnico leonino por dispor de mais dois dias de descanso e promete um onze de ataque em Alvalade
16 de Abril de 2008 às 00:30
'Ninguém duvide de que vamos para ganhar'
'Ninguém duvide de que vamos para ganhar' FOTO: Vitor Chi/Record

– Os seus jogadores dizem que o dérbi vai ser o jogo. Concorda?

Fernando Chalana – Vai ser um Sporting-Benfica. Será, com certeza, uma final e é bom que os meus jogadores defendam essa ideia, porque estão mentalizados para ganhar.

– Paulo Bento diz que o Benfica tem mais dois dias de descanso...

– Isso é para nos adormecer, mas não vamos por aí. Falei com os jogadores durante a semana e eles estão mentalizados para jogar 90 ou 120 minutos.

– Os jogadores já esqueceram a Académica?

– A Académica está ultrapassada. Ninguém gosta de perder, mas eles estão agora totalmente concentrados neste jogo.

– É mais importante a Taça ou o 2.º lugar?

– Este jogo é o principal, porque é o que se segue. Depois, temos o resto pela frente.

– Já decidiu se é Quim ou Butt quem vai jogar?

– Eu já decidi, mas não vou falar disso.

– Nos jogos anteriores, o Sporting entrou melhor...

– Cada jogo tem a sua história, mas vamos jogar para ganhar, não haja dúvidas. Não sei qual a equipa do Sporting, sei apenas a minha, mas às vezes os jogos não correm como pensamos. O problema é que algumas pessoas têm duas facetas, quando se ganha e quando se perde.

– Está a dirigir-se a alguém em especial?

– Julguem vocês...

– Confia em Jorge Sousa?

– É o árbitro que vai apitar o dérbi... confio nos bons jogadores. Não gosto de falar de árbitros, referi-me a situações concretas, de não terem vistos penáltis que todos viram no Benfica-Paços de Ferreira e Boavista-Benfica.

– Paulo Bento diz que são formas de pressionar os árbitros...

– Vejo os erros de arbitragem na televisão, assim como vejo os dos jogadores. Nunca na minha vida pressionei árbitros. Aliás, neste jogo não há muito que falar, há muito para fazer.

MAKUKULA FORA DO DÉRBI

Fernando Chalana teve à sua disposição todos os jogadores à excepção de David Luiz, que continua a recuperar da intervenção cirúrgica ao quinto metatarso do pé direito. Antes disso, o técnico teve uma conversa de cinco minutos com os seus pupilos. No final, anunciou a convocatória, onde a surpresa foi nova ausência de Makukula, o principal reforço de Inverno das águias. A mesma sorte teve Nuno Assis, que não foi convocado. Também Freddy Adu continua a não fazer parte dos planos do técnico Chalana, voltando a ficar de fora.

O OLHAR DOS ADEPTOS: Só a vitória permite salvar a época?

JOÃO BRAGA , FADISTA - SPORTING

Para qualquer leão, só a vitória interessa neste dérbi, mas disso não depende a ‘salvação’ da época. Vejamos: o Sporting ganhou a Supertaça, chegou à final da Taça da Liga — desdenhada pelos encarnados por não terem conseguido lá chegar —, atingiu os quartos-de-final na Taça UEFA (o Benfica foi afastado nos oitavos-de-final), está a bater-se pelo 2.º posto na Liga (o SLB aspira manter o 4.º lugar). Por tudo isto, acho que o desespero da vitória cabe ao Benfica. Espero bem que lhe estraguemos a ‘festa’.

PACMAN, MÚSICO - BENFICA

Não salva a época, mas sem dúvida que poderá ser moralizador. Afinal de contas é a única competição em que ainda podemos ganhar algo. O campeonato, a Taça da Liga, a Liga dos Campeões e a Taça UEFA já ficaram para trás, portanto, vencer o Sporting e alcançar a final seria o menos mau. Era com certeza muito bom se conseguíssemos conquistar a Taça de Portugal numa época em que FC Porto, Sporting, Benfica e V. Setúbal são, para mim, as melhores equipas. 

NOTAS

NOVE MIL NO APOIO À ÁGUIA

A equipa encarnada tem garantida, para já, a presença de nove mil apoiantes nas bancadas de Alvalade. Mas este número pode aumentar hoje

MEIRA ASSISTE AO TREINO

Luís Filipe Vieira acompanhou de perto o último treino antes do dérbi. Acompanhado de Rui Águias, seguiu atentamente a sessão

PAIXÃO NO FC PORTO-BENFICA

O árbitro Bruno Paixão (Setúbal) foi o escolhido para o FC Porto-Benfica, da 27.ª jornada. Carlos Xistra (Castelo Branco) apita o U. Leiria-Sporting

SEGURANÇA: 600 AGENTES

O dérbi de hoje é considerado um jogo de 'risco elevado' e terá, por isso, 600 agentes da PSP para garantir a segurança

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)