Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

"No Braga gostam de Carlos Xistra”

Jorge Jesus, técnico do Benfica, elogia o árbitro de Castelo Branco e lembra que o Sporting de Braga está a realizar uma temporada muito aquém do esperado.
6 de Março de 2011 às 00:30
Jorge Jesus diz que não está preparado para perder o “menino” Fábio Coentrão ou outro qualquer jogador
Jorge Jesus diz que não está preparado para perder o “menino” Fábio Coentrão ou outro qualquer jogador FOTO: Vasco Neves

– Quais as expectativas que tem para o embate com o Sp. Braga?

Jorge Jesus – São boas, sabendo que vamos jogar com um adversário que não está a fazer um bom campeonato. Era um candidato aos primeiros lugares e ao título no início da época, e que tinha objectivos de ganhar provas nacionais, o que não conseguiu.

– Espera muitas dificuldades?

– É o jogo da época para eles, até pelas declarações que li. O Sp. Braga vai estar muito forte, ao nível da motivação. A responsabilidade é menor, pois desta vez não têm de ter a iniciativa de jogo. O Benfica motiva os adversários muito mais do que outra equipa. O importante é que os 11 jogadores que lançarmos de início nos vão dar confiança e garantias de podermos ganhar.

– Os dirigentes do Sp. Braga criticaram Carlos Xistra, o juiz nomeado pela Liga...

– Carlos Xistra é um bom árbitro. Quando eu treinava em Braga, tanto os adeptos como a direcção gostavam dele quando nos ia arbitrar.

– Fábio Coentrão está na mira de vários clubes europeus (Liverpool, Real Madrid, M. United, entre outros). Está preparado para o perder?

– É um menino humilde, que procura fazer o que lhe queremos incutir. Não estou preparado para perdê-lo ou para perder outro jogador. Mas estou preparado para potencializá-los para o clube ter esse suporte financeiro. O Benfica é a equipa do Mundo que mais dinheiro fez em venda de jogadores. O Fábio terá um destino feliz.

– O Benfica já soma dezoito vitórias consecutivas. Onde vai buscar a motivação?

– O que me motiva é a nossa responsabilidade. Queremos somar o maior número de vitórias para ficar na historia do Benfica. São dois factores muito motivadores.

– O Benfica foi o melhor do Mundo em Fevereiro...

– Temos uma equipa forte. Mas o que importa é que o FC Porto está em primeiro lugar e temos de fazer aquilo que temos feito: tentar não perder pontos até ao final do ano e esperar que o adversário perca.

– Nunca venceu um Sporting de Braga-Benfica (em nenhuma das duas equipas).

– Alguma vez será a primeira...

– Já falou com David Luiz após a sua mudança para o Chelsea?

– Liguei-lhe depois do jogo com o Manchester United [Chelsea venceu por 2-1]. Ele queria demonstrar tudo naquele dia e cometeu alguns erros defensivos. Eu disse-lhe: ‘Não foi isso que te ensinei’. Com o decorrer do tempo vai equilibrar-se.

RODRIGO MORA HOSPITALIZADO

O uruguaio Rodrigo Mora, 23 anos, reforço já assegurado pelo Benfica para a próxima temporada, está internado há cinco dias, devido a sintomas febris, e continua sob observação com diagnóstico reservado. "Os médicos não confirmam nem descartam nada. Apenas suspeitam de um vírus", revelou o presidente do Defensor Sporting, Dante Prato, que afastara o avançado do plantel principal, após confirmar-se o acordo do jogador com as águias. Contactada pelo CM, fonte dos encarnados garantiu que o clube está a acompanhar com atenção a situação do atleta.

CÉSAR PEIXOTO DE REGRESSA

O lateral César Peixoto está recuperado da lesão na coxa esquerda e constitui a principal novidade nos convocados do Benfica para o encontro de hoje com o Sp. Braga. Em relação à lista dos eleitos para o jogo com o Sporting (2-1), registam-se as entradas de Jardel e Airton, ao passo que Roderick, Weldon e Aimar ficam de fora. O médio argentino lesionou-se na coxa direita, precisamente no dérbi das meias--finais da Taça da Liga. Destaque ainda para a inclusão de Fernández na convocatória para a deslocação ao Minho, referente à 22ª jornada da Liga portuguesa.

ROMARIA ENCARNADA NA PEDREIRA

Apesar do segundo lugar no campeonato, a série de dezoito vitórias consecutivas do Benfica tem deixado os adeptos entusiasmados e a onda encarnada deverá proporcionar hoje ao Sp. Braga a maior receita de bilheteira de toda a temporada.

O sector visitante da Pedreira vai esgotar (cerca de dois mil espectadores), mas haverá mais benfiquistas espalhados pelas restantes zonas do estádio, com capacidade para 30 mil pessoas.

O valor total de ingressos vendidos para o encontro da 22ª jornada da Liga rondará os 200 mil euros. Na época passada, a deslocação das águias (derrota, por 2-0) ao recinto do Sp. Braga rendeu 300 mil euros na bilheteira.

JORGE JESUS BENFICA SP. BRAGA CARLOS XISTRA LIGA RODRIGO MORA CÉSAR PEIXOTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)