Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

"Nunca senti o meu lugar em risco”

Quique Flores, técnico do Benfica, quer hoje, frente ao Sp. Braga (18h30, Sport TV1), uma equipa com a mesma “regularidade e atitude” evidenciadas na vitória frente ao V. Guimarães (2-0) para a Taça da Liga.
11 de Janeiro de 2009 às 00:30
'Nunca senti o meu lugar em risco”
'Nunca senti o meu lugar em risco” FOTO: Paulo Calado/Record

– Que Benfica espera ter frente ao Sp. Braga? O que foi derrotado frente ao Trofense (2-0) ou o que venceu o V. Guimarães (0-2)?

– Vamos tentar manter a regularidade e a atitude que apresentámos em Guimarães, num jogo em que tivemos boa resposta. Espero ter um bom ambiente no estádio.

– A vitória na Taça da Liga vem dar uma nova dinâmica?

– Depois do Trofense não conseguíamos sair à rua porque nos sentíamos tristes com a situação. Fomos os responsáveis e os adeptos fizeram-nos sentir isso mesmo. Depois houve o jogo com o Guimarães em que voltámos a repetir sensações positivas. Os adeptos são exigentes, mas também dão calor humano quando a equipa está bem, como foi em Guimarães.

– O plantel está mais confiante, como ontem [sexta-feira] garantiu David Suazo?

– Um atleta quando acaba um jogo e vence sente que as coisas mudaram, mas nós, técnicos, pensamos que há sempre coisas para melhorar.

– Após a derrota na Trofa sentiu que podia sair?

– Não, nunca senti o meu lugar em risco. Nem mesmo quando fui substituído em Valência tive a impressão de que ia sair. Porque, na jornada em que fui substituído, comecei com a possibilidade de chegar a líder. Não se sabe o que se passa pela cabeça dos dirigentes .

– Continua a contar com todo o apoio da direcção...

– O presidente [Luís Filipe Vieira] e Rui Costa têm-me apoiado bastante e mostram grande felicidade com os bons resultados, e isso quer dizer que estão connosco. Vamos trabalhar para cumprir os nossos objectivos, que são em grande parte a conquista do título, o regresso à Champions, mas também a luta pela Taça da Liga.

– O Sp. Braga é um adversário complicado...

– É uma equipa que gosto de ver jogar. Tem jogadores fortes ofensivamente, especialmente quando actuam em casa, mas fora recuam alguns metros no relvado e esperam pelo momento certo para atacar. 

MORETTO DEVE SER TITULAR

Moretto deve repetir – hoje, frente ao Sp. Braga – a titularidade do jogo de quarta-feira frente ao V. Guimarães. Com Quim fora dos convocados e Moreira com falta de confiança (após o frango frente ao Trofense na última jornada da Liga), Quique deve escolher o brasileiro para ocupar o lugar na baliza. 'Disse depois do jogo de Guimarães que podia jogar qualquer um deles. Espero que aquele que for jogar seja a melhor decisão e que transmita segurança', garantiu o espanhol. 'Não gosto de mudar de guarda-redes. Não é bom para o técnico, quase na metade da época, tomar decisões sobre essa posição, mas temos de passar por isso', disse Quique Flores, aproveitando ainda para negar um possível reforço para a baliza: 'Com Rui Costa só falei dos três que tenho agora. Optei por eles e disse que seriam os guarda-redes que iniciariam e terminariam a época'.

MUNDIAL EM ESPANHA E PORTUGAL

'Ficaria encantado. Seria um complemento magnífico, até pela forma de estar de ambas as culturas.' Quique Flores defende que Portugal e Espanha devem avançar para uma candidatura conjunta ao Mundial 2018. 'Caso se confirme será muito forte', salientou.

Na sexta-feira, o Governo manifestou, formalmente, à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) 'disponibilidade' para 'receber um projecto de candidatura' à organização do Mundial de 2018. 'Uma de Portugal e Espanha será (...) de manifesto interesse desportivo e económico para Portugal, pois permitirá afirmar o País num evento de grandeza mundial com reflexos positivos no âmbito desportivo, turístico e económico', lê-se numa carta enviada pela Secretaria de Estado do Desporto à FPF.

APONTAMENTOS

NUNO GOMES REGRESSA

Nuno Gomes regressa aos convocados depois de dois jogos ausente, devido a castigo (foi expulso por protestos já depois do final do jogo com o Nacional, em que os encarnados empataram 0-0). Reyes também foi convocado, depois de recuperar de problemas musculares na perna esquerda.

BALBOA 'CASTIGADO'

Javier Balboa não faz parte dos eleitos de Quique Flores para o embate com o Braga. O técnico não ficou satisfeito com a exibição do extremo espanhol na partida com o V. Guimarães (substituído logo aos 37’) para a Taça da Liga, na quarta-feira.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)