Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Nuremberga no caminho do Benfica 45 anos depois

O Benfica vai defrontar o Nuremberga na Taça UEFA (dia 14 de Fevereiro, na Luz, e a 21 na Alemanha), num embate que traz boas recordações aos encarnados.
22 de Dezembro de 2007 às 00:00
Em 1962, ano em que o Benfica se sagrou bicampeão europeu, defrontou o Nuremberga nos quartos-de-final, vencendo por 6-0 na Luz (Eusébio e José Augusto bisaram e Águas e Coluna marcaram um cada) e perdendo na Alemanha por 3-1.
Lourenço Pereira Coelho, assessor da SAD do Benfica, acompanhou o sorteio em Nyon e admitiu que as coisas podiam ter corrido pior.
“Havia nomes que poderíamos considerar mais complicados, mas não há jogos fáceis. Temos ambições de chegar mais longe”, afirmou.
O saldo do Benfica com alemães é negativo: em nove eliminatórias as águias só venceram três. Mas uma delas foi em grande estilo, ante o Bayer Leverkusen, em 93/94, na Taça das Taças, com empates 1-1 na Luz e 4-4 na Alemanha, num jogo épico. Caso se apure, o Benfica defronta o Getafe ou o AEK Atenas.
NUREMBERGA
Os anos de glória do Nuremberga aconteceram há quase um século, após a I Guerra Mundial. A vitória na última Taça da Alemanha não esconde uma realidade cinzenta: o clube está no antepenúltimo lugar. No clube há um jogador que os portugueses não esquecem: o grego Charisteas, carrasco de Portugal na final do Euro, que regressa ao ‘local do crime’, o Estádio da Luz.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)