Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

O ano do Dragão

A temporada 2010/2011 fica marcada pelo terceiro ‘pleno’ nos últimos 15 anos
11 de Junho de 2011 às 00:00
O ano do Dragão
O ano do Dragão

A temporada 2010/2011 vai ficar na memória dos adeptos do Futebol Clube do Porto como um ano desportivo a roçar a perfeição.

Os dragões brilharam fora de portas com a conquista da Liga Europa e a nível interno alcançaram um feito não menos notável, sagrando-se campeões nacionais nas quatro principais modalidades colectivas: futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins.

Este foi o terceiro ‘pleno' do FC Porto nos últimos quinze anos, uma façanha de relevo se tivermos em conta que nenhum outro clube português logrou alcançá-la uma vez sequer.

Se no que toca ao desporto-rei a hegemonia dos dragões (dez títulos nacionais nos últimos 15 campeonatos) tem sido muito badalada, é no hóquei em patins que os azuis-e brancos têm o registo mais impressionante: dez títulos consecutivos desde 2001/2002.

Também no andebol, o FC Porto tem vindo a cimentar a posição de força dominante, com seis títulos nos últimos dez anos. No basquetebol o registo é menos brilhante, mas salta à vista um dado curioso: nas últimas três vezes que foram campeões nacionais da modalidade, os dragões fizeram o ‘pleno'.

Pinto da Costa é o rosto do sucesso e lucra com ele: as conquistas do Campeonato e da Liga Europa valeram-lhe prémios no valor de 700 mil euros, a que junta 400 mil de salários e 2% dos lucros da SAD.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)