Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

O início de Mourinho

A época 1976/1977 ficará para sempre marcada na história do Sport Clube Estrela. Foi o ano em que o clã Mourinho deixou saudades.
2 de Julho de 2010 às 16:41
José Mourinho, aqui com o pai, na cerimónia de doutoramento Honoris Causa
José Mourinho, aqui com o pai, na cerimónia de doutoramento Honoris Causa FOTO: Vítor Mota

Passavam apenas dois anos da Revolução dos Cravos quando a cidade de Portalegre viveu um dos períodos mais férteis do seu futebol. O Desportivo acabava de chegar à segunda divisão e o Sport Clube Estrela (conhecido como Estrela de Portalegre) investia muito no plantel sénior e na equipa técnica para chegar à primeira divisão. Mourinho Félix foi o homem escolhido para comandar os ‘verdes’, mas, pela sua mão, chegou também àquela cidade alentejana o jovem Zé Mário, então com 13 anos, que hoje é por mais de meio Mundo considerado o melhor treinador do planeta futebol.

Quem viveu esses tempos no clube não esquece o pai de José Mourinho, mas agora recorda também o ‘puto’, filho do treinador, que já naquela idade não se coibia de dar a táctica aos mais velhos.

"Lembro-me muito bem dele nos jogos, onde era apanha-bolas, mas passava grande parte do tempo atrás da nossa baliza a dar indicações. Já mostrava apetência", recorda com saudade Carlos Mocito, conhecido no futebol por ‘Nina’, que jogou na equipa sénior no Estrela nessa longínqua época. O então defesa central contou ainda ao Correio Sport que José Mourinho também os acompanhou muitas vezes nos estágios e que era o alvo preferido das brincadeiras do jogadores do pai. " Jogávamos ao meio e ele coitado foi muitas vezes a vítima das nossas brincadeiras. Adorávamos o miúdo", relembra.

Certo é que José Mourinho também jogou futebol no Estrela nessa época, apesar de hoje não ser lembrado pelos seus dotes enquanto executante no meio-campo da equipa de Iniciados, mas sim como pessoa (ver caixa). Terá sido mesmo no clube alentejano que José Mourinho foi pela primeira vez federado.

O clube despediu o pai de José Mourinho antes de começar a liguilha que os podia levar até à primeira divisão, contratando depois o treinador argentino Rubén Garcia ao principal adversário – o Feirense – mas a prestação da equipa acabou por ser desastrosa.

O clã Mourinho deixou Portalegre incrédulo (conforme atesta a imprensa desportiva da altura) pela decisão da direcção do Estrela, depois de ter conseguido a melhor época de sempre, deixando muitas saudades na massa adepta.

COLEGA DE EQUIPA DESTCACA 'PESSOA'

A nostalgia invade José Maurício quando lembra os tempos em que era jogador da bola e que partilhou o balneário com aquele que é hoje uma estrela mundial. "Lembro-me muito bem dele. Jogámos juntos nos Iniciados em 1976/1977. Eu era o ponta-de-lança e ele jogava a médio, mas praticamente só quando a equipa sénior do Estrela jogava em casa", relembra o hoje vendedor de automóveis portalegrense. "Como jogador não se destacava, mas como pessoa sempre foi impecável", lembrou.

"É UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO": João Martinho, presidente do Sport Clube Estrela

Correio Sport – Como olha hoje para José Mourinho e relembra os tempos que ele passou em Portalegre?

João Martinho – É, sem dúvida, um motivo de grande orgulho para nós ter passado pelo Estrela uma figura com a dimensão de José Mourinho.

– Lembra-se dessa época?

– Perfeitamente. Lembro-me mais do pai, mas também me lembro dele. Foi uma época fantástica em que podíamos e devíamos ter feito melhor. Era muito novo mas acompanhava os jogos todos.

– Também ficou triste pela saída do treinador antes da liguilha?

– Foi muito injusto depois do que ele conseguiu. Fala-se que foram jogos de bastidores que ditaram a saída do Mourinho.

– Então o clube ainda reconhece esse trabalho?

– Sem dúvida. Foi uma pena a forma como deixou a cidade e o Estrela. É, aliás, ideia da actual direcção poder de certa forma trazer de novo Mourinho Félix até Portalegre para que, mesmo apesar do passar dos anos, seja reconhecido o seu trabalho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)