No tradicional dia de descanso sabático em Wimbledon é possível vislumbrar uma fila de quilómetros e mais de 500 tendas instaladas desde sábado para arrebatar um bilhete para a super-jornada de segunda-feira – o melhor dia de ténis do ano, já que contempla todos os embates referentes aos oitavos-de-final. Frederico Silva prepara a estreia no torneio júnior.
“Ao sétimo dia descansou”, como refere a Bíblia. E após as emoções fortes e as noitadas das últimas quatro jornadas, concluídas sob o tecto fechado e com luz artificial, já todos clamavam pelo domingo em Wimbledon. O “Middle Sunday” – destinado ao descanso de jogadores, organização, vizinhança e sobretudo dos delicados courts de relva – é uma das tradições do mais prestigiado torneio do mundo e mantém-se como a única jornada sabática no enquadramento dos quatro eventos do Grand Slam. E marca também a passagem da primeira para a segunda semana de competição, da fase selectiva para a fase decisiva.
Mas a folga não é gozada da mesma maneira por todos: milhares de pessoas acamparam à volta do All England Club desde sexta-feira à noite (!) para formar uma fila que lhes permita aspirar às escassas centenas de bilhetes colocados à venda diariamente (todos os outros estão esgotados há muito) de modo a poderem assistir àquela que será a melhor jornada tenística do ano. É que, precisamente devido ao facto de não haver ténis no ‘Middle Sunday’, nesta segunda-feira jogam-se TODOS os encontros referentes aos oitavos-de-final de singulares masculinos e femininos – para além dos embates das variantes de pares e ainda das provas de juniores e veteranos. Ou seja, não há melhor relação preço/qualidade do que um ingresso para a segunda segunda-feira da quinzena wimbledoniana… desde que não chova, claro. Nesse caso, apenas os embates agendados para o Centre Court estão salvaguardados porque se poderão realizar sob a cobertura amovível que custou 100 milhões de euros e que tanto jeito tem dado nesta edição.
ALINHAMENTO DE TITÃS
Num dia em que o jovem português Frederico Silva mede forças com o checo Marek Routa na primeira ronda da prova júnior deste ano (em 2011 atingiu a terceira eliminatória, os profissionais aprestam-se para oferecer ao mundo um festival de ténis verdadeiramente ímpar.
Nem todas as hierarquias pré-estabelecidas foram respeitadas ao longo das três rondas anteriores e alguns nomes inesperados conseguiram içar-se até aos oitavos-de-final, mas o elenco desta segunda-feira conta com quase todas as grandes figuras contemporâneas da modalidade (com algumas excepções, sobretudo Rafael Nadal e Caroline Wozniacki), sendo que do programa constam alguns confrontos sumptuosos que suscitam enormes expectativas. O destaque vai para os dois embates masculinos entre membros do top 10 – David Ferrer face a Juan Martin del Potro e Jo-Wilfried Tsonga diante de Mardy Fish – e para os confrontos que envolvem as supervedetas Roger Federer, Novak Djokovic, Andy Murray, Serena Williams, Maria Sharapova e Kim Clijsters. Eis o alinhamento:
HOMENS:
Novak Djokovic (Sérvia, cs1)-Victor Troicki (Sérvia)
Richard Gasquet (França, cs18)-Florian Mayer (Alemanha, cs31)
Roger Federer (Suíça, cs3)-Xavier Malisse (Bélgica)
Mikhail Youzhny (Rússia, cs26)-Denis Istomin (Uzbequistão)
David Ferrer (Espanha, cs7)-Juan Martin del Potro (Argentina, cs9)
Andy Murray (Escócia, cs4)-Marin Cilic (Croácia, cs16)
Jo-Wilfried Tsonga (França, cs5)-Mardy Fish (EUA, cs10)
Philip Kohlschreiber (Alemanha, cs27)-Brian Baker (EUA, q)
SENHORAS:
Maria Sharapova (Rússia, cs1)-Sabine Lisicki (Alemana, cs15)
Angelique Kerber (Alemanha, cs8)-Kim Clijsters (Bélgica)
Agnieszka Radwanska (Polónia, cs3)-Camila Giorgi (Itália, q)
Maria Kirilenko (Rússia, cs17)-Peng Shuai (China, cs30)
Serena Williams (EUA, cs6)-Yaroslava Shvedova (Cazaquistão)
Petra Kvitova (R. Checa, cs4)-Francesca Schiavone (Itália, cs24)
Roberta Vinci (Itália, cs21)-Tamira Paszek (Áustria)
Victoria Azarenka (Bielorrússia, cs2)-Ana Ivanovic (Sérvia, cs14)
PASSATEMPO NACIONAL
Ficar ordeiramente na fila é quase um passatempo em solo britânico e o modo como tudo se processa civicamente constitui prova da ética anglo-saxónica. Curiosamente, em 2011 – ano que celebrou as 125 edições de Wimbledon – a organização até montou uma exposição documental e fotográfica dedicada à famosa “queue” (fila) que quotidianamente, e desde sempre, faça chuva ou faça sol, tem feito parte do típico cenário wimbledoniano.
O entusiasmo pelo torneio é tanto que desde sábado há mais de 500 tendas montadas nas imediações do All England Club, com milhares de estóicos aficionados estendendo-se numa fila que desembocava num dos parques de estacionamento limítrofes – todos à espera da abertura da bilheteira na manhã de segunda-feira. Mas a procura já ultrapassa largamente a escassa oferta de bilhetes reservada para a venda no próprio dia. Todos querem ir em romaria à Catedral do Ténis, mas bem podem rezar: é que só alguns conseguirão entrar…
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.