Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Pai de Messi investigado por branqueamento de dinheiro de droga

Polícia espanhola está a investigar eventos de solidariedade organizados pela Fundação Leo Messi.
16 de Dezembro de 2013 às 14:24
Jorge Messi, pai de Lionel Messi
Jorge Messi, pai de Lionel Messi FOTO: AFP/Getty Images

Jorge Messi, pai de Lionel Messi, está a ser investigado pelas autoridades espanholas por suspeita de lavagem de dinheiro de droga, segundo o jornal espanhol ‘El Mundo’. A polícia terá descoberto que alguns eventos solidários organizados pela Fundação Leo Messi – concertos e jogos dos ‘Amigos de Messi’ – foram utilizados por narcotraficantes como meio de branqueamento de dinheiro.

Segundo a mesma fonte, os bilhetes comprados por quem queria contribuir para as iniciativas solitárias e não pretendia assistir aos eventos, eram falsificados. Aproveitavam assim o facto de não se poder comprovar o número exato de ingressos vendidos, uma vez que as pessoas não iam aos concertos e jogos.

A polícia espanhola suspeita que Jorge Messi organizava jogos solidários com o filho e outros jogadores a troco do pagamento de uma percentagem, que podia variar entre os 10 e 20% do capital branqueado. No site da Fundação Leo Messi pode comprovar-se que a família do argentino é bastante participativa na organização.

Messi, Dani Alves, Pinto e Mascherano já foram ouvidos pela polícia no âmbito desta investigação, que decorrerá em segredo de justiça. No entanto, os depoimentos dos futebolistas não deixaram transparecer a existência de irregularidades.

Em reação ao artigo publicado pelo jornal ‘El Mundo’, Jorge Messi já mostrou intenção de processar a publicação. A resposta do pai de Messi deverá surgir nas próximas horas, por intermédio dos seus assessores, avança o site ‘Mundo Desportivo’.

AUTORIDADES DESMENTEM INVESTIGAÇÃO A PAI DE MESSI (14h31)

A Guarda Civil espanhola já veio desmentir a ligação de Jorge Messi, pai de Lionel Messi, à investigação por branqueamento de dinheiro de droga. Fontes ligadas à investigação e citadas pela imprensa espanhola garantem que nem o pai de Messi nem os jogadores do Barcelona estão envolvidos no processo.

Contudo, a polícia espanhola afirmou que alguns jogadores já foram consultados durante a investigação, mas apenas para confirmar que participaram nos jogos onde os capitais foram branqueados.

futebol pai de Messi Lionel Messi investigação branqueamento de dinheiro droga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)