Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

‘Palito’ ajuda City a matar o Dragão

O FC Porto complicou as contas na Liga Europa, ao perder (1-2) em casa com o poderoso Manchester City. Varela deu a vantagem aos dragões ainda antes do intervalo, mas os ingleses conseguiram virar o marcador com um autogolo de Álvaro ‘Palito’ Pereira e um tento de Kun Agüero, apontado a poucos minutos do fim.
17 de Fevereiro de 2012 às 01:00
LIGA EUROPA, FCP, MANCEHESTER CITY, DERROTA
LIGA EUROPA, FCP, MANCEHESTER CITY, DERROTA

A primeira parte mostrou, porventura, o Dragão mais interessante de 2012. O FC Porto conseguiu contrariar o jogo táctico e o poder físico do City, mostrando a versão mais sublime do seu jogo combinativo, mesmo após a saída, por lesão, de Danilo, que obrigou Vítor Pereira a chamar Mangala para o eixo defensivo e colocar Maicon à direita.

Sobrepôs-se no relvado a inteligência de Lucho e de Moutinho. Sobrepôs-se Helton com defesas de nível superior, a remates de Richards e Balotelli. Também se destacou o sacrifício de Fernando, por isso Hulk conseguiu soltar-se para construir o cruzamento que permitiu a Varela abrir o marcador.

O extremo, ao contrário do colega James, não se cansou de pressionar os defesas ingleses. Não havia outro modo de causar mossa num adversário tão poderoso como o City. Ao intervalo, o FC Porto esperava vida difícil na 2ª parte, mas não o golpe a sangue frio que ‘Palito' viria a dar na própria equipa. Qual guerreiro japonês suicida, o uruguaio distraiu-se, primeiro com faltas e depois marcou na própria baliza, em luta na área com Balotelli.

O empate fez mal aos dragões, a equipa perdeu o ânimo da etapa inicial e o treinador Mancini aproveitou para lançar em campo Agüero, mostrando a melhor cara do actual líder inglês. O argentino não demorou a fazer o 1-2, após passe de Touré.


POSITIVO

Acerto de Varela - Num dos jogos mais difíceis da época, e quando não podia falhar, o extremo não tremeu. Marcou o golo que abriu o marcador, não dando hipóteses a Joe Hart.

NEGATIVO

Noite de azar - Azar, e muito, para Danilo e Álvaro Pereira. O lateral direito saiu de maca na fase de maior fulgor dos dragões. Já o internacional uruguaio marcou na própria baliza.

ÁRBITRO 

Um engano - Falhou ao dar um amarelo a Danilo no lance em que o brasileiro se lesionou. Resistiu às reclamações infundadas de penálti dos dragões (24', 26' e 70').


HELTON EVITOU MALES MAIORES

Helton - A reacção dos ‘citizens' foi forte após o golo de Varela, mas Helton evitou com três grandes defesas que os ingleses marcassem. Adiou até onde pôde os dois golos ingleses, que tanta decepção provocaram no Dragão.

Danilo - O lateral brasileiro entrou bem no jogo, mas lesionou--se com gravidade e foi substituído aos 23 minutos.

Rolando - Entrou com grande atitude e quase marcava, de cabeça, aos 15 minutos. A bola bateu em Clichy e saiu.

Maicon - Começou ao lado de Rolando, mas a lesão de Danilo devolveu-o ao lado direito, onde tem actuado. Perante um adversário difícil como David Silva, cumpriu a defender.

Álvaro Pereira - Um jogo de azar para o lateral esquerdo uruguaio. Aos 54 minutos viu um amarelo, que o afasta da 2ª mão. Na jogada seguinte saltou com o italiano Balotelli e fez autogolo.

Fernando - O ‘polvo' dispersou bem os ‘tentáculos' e remou contra a maré, dando grande cobertura aos centrais e cortando linhas de passe ao líder da Premier League.

Lucho - ‘El Comandante' fez um jogo razoável e tentou a sorte em dois remates vistosos, com o pé direito. O cansaço traiu-o.

Moutinho - Pareceu ter saído diminuído fisicamente de um lance com Nasri, aos 34 minutos, e perdeu fulgor. O Dragão precisava do outro Moutinho.

Varela - A excelente movimentação permitiu-lhe aproveitar o cruzamento de Hulk e marcar. Não deu para muito mais.

Hulk - Ontem, não houve ‘Incrível'. Hulk fabricou o cruzamento para o golo de Varela, tentou, mas não desequilibrou.

James - O prodígio portista mal se viu.

Mangala - Até estava a cumprir, mas não teve pernas para Yaya Touré, no golo de Kun Agüero (2-1).

Kléber - Não deu para muito.

Defour - Seis minutos em jogo.


LIGA EUROPA FCP MANCEHESTER CITY DERROTA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)