Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

“Para o ano vou voltar a ser campeão”

Jorge Jesus confirmou ontem que esteve reunido com Luís Filipe Vieira na sexta-feira, menos de 24 horas depois de as águias terem sido eliminadas da Liga Europa pelo Sp. Braga. "Falou abertamente comigo sobre o futuro e acredita que sou a pessoa certa para levar o Benfica novamente ao título de campeão. Abordámos a época em curso, o que temos de melhorar e corrigir", disse o técnico na antevisão do jogo de hoje com o Rio Ave no Estádio dos Arcos.
8 de Maio de 2011 às 00:30
Benfica, vitórias, Jorge Jesus
Benfica, vitórias, Jorge Jesus FOTO: Tiago Sousa Dias

Uma indemnização na ordem dos 5,3 milhões de euros adiou, para já, uma eventual rescisão, mas o líder dos encarnados estabeleceu o próximo ano como o prazo final para o treinador colocar novamente o emblema da Luz na mó de cima, depois de uma época frustrante, na qual só conquistou a Taça da Liga. "Tenho contrato por mais dois anos. Todos os benfiquistas, assim como eu, não estamos satisfeitos. Agora tenho mais conhecimento e também tenho consciência de que para o ano vou voltar a ser campeão", frisou Jesus, antes de admitir arrependimento por certas decisões ao longo da temporada: "Temos de perceber o que podemos fazer melhor. Há vários pontos fundamentais que falharam. Estou a trabalhar com o presidente nesse sentido. As coisas vão voltar a ser iguais ao meu primeiro ano."

Depois de adiantar que nunca pensou "virar as costas ao projecto", falou do impacto da derrota com os arsenalistas (0-1): "Quanto maior a ambição, maior a desilusão. Há muitos anos que o Benfica não tinha uma desilusão tão forte, porque há muito tempo que não consegue chegar a uma final. Os jogadores estavam supermotivados e confiantes de que chegariam lá, portanto não é fácil tirar-lhes todas as mágoas em dois dias. Se não fôssemos eliminados por uma equipa portuguesa, a avaliação do nosso desempenho tinha sido outra."

Confrontado com a maior pressão que poderá receber na época 2011/12 em relação à actual, o técnico respondeu: "No ano passado fui campeão e tudo correu lindamente. O cenário era diferente e nem se pensava noutra coisa que não fosse a continuação de Jesus na equipa. Nem há comparação com a primeira época."

Para o jogo de hoje, em Vila do Conde, Jesus, de 56 anos, prometeu empenho da parte dos seus jogadores: "Eles sabem que é responsabilidade do Benfica vencer o Rio Ave."

REACÇÕES

ANTÓNIO PRAGAL COLAÇO, ADVOGADO

O ciclo de Jesus ainda não terminou. O Sp. Braga merece estar na final porque o Benfica claudicou a nível físico. Esta é uma fase má. Benfiquistas devem unir-se.

GASPAR RAMOS, EX-DIRIGENTE DO BENFICA

Quando se criam muitas expectativas e não se ganha nada, há uma descredibilização. Jesus também fez coisas positivas. Deve analisar os erros e continuar.

JOSÉ AUGUSTO, EX-JOGADOR DO BENFICA

Jesus é competente e tem muita experiência. É preciso ter em conta que o Benfica ficou condicionado com as lesões de Salvio e Gaitán numa fase decisiva.

TONI, EX-TREINADOR DO BENFICA

A competência de Jesus não está em causa. Além da saída de jogadores importantes, Saviola e Cardozo não jogaram nem metade em relação à época passada.

ÁGUIA QUER VENDER CARDOZO E COMPRAR NOVO AVANÇADO

O Benfica quer vender Óscar Cardozo e contratar um avançado com características diferentes das do internacional paraguaio, apurou o CM. Apesar dos 2o golos que já apontou esta temporada – 9 na Liga, 5 nas competições europeias, 5 na Taça de Portugal e 1 na Taça da Liga –, ‘Tacuara’ realizou, no entender dos responsáveis encarnados, uma época abaixo das expectativas, razão pela qual não entra nos planos de Jesus para 2011/2012.

Os encarnados pedem cerca de 20 milhões de euros, valor alto, mas ainda assim muito longe dos 60 milhões de euros da cláusula de rescisão, e inferior aos 25 milhões oferecidos pelo Shakhtar Donetsk (Agosto de 2010). Ontem, o clube negou em comunicado estar a negociar com o D. Kiev a transferência de Cardozo por 10 a 13 milhões: "A pseudonotícia veiculada pela Agência Lusa carece de qualquer fundamento."

O Benfica quer arrecadar cerca de 50 milhões de euros, de forma a poder atacar o mercado, onde, sabe o CM, procura mais dois extremos. A maior fatia dessa verba deverá resultar da transferência de Fábio Coentrão, mas só por 30 milhões. É que Luís Filipe Vieira está também consciente da importância de manter este símbolo do clube no plantel.

LATERAL ANSALDI ESTÁ NA MIRA

Cristian Ansaldi, de 24 anos, lateral-esquerdo do Rubin Kazan, é um dos nomes equacionados pelo Benfica para reforçar o plantel na próxima época, caso o clube da Luz perca Coentrão. O argentino está avaliado em 9 milhões de euros.

CARLOS BRITO ESPERA UM BENFICA "TRISTE"

Carlos Brito acredita que o Rio Ave pode surpreender hoje o Benfica, equipa abalada pelo afastamento da Liga Europa. "Espero um adversário triste, mas não fragilizado. Quem representa um clube da dimensão do Benfica não pode andar desmotivado", disse ontem o técnico. Sobre a possibilidade de chegar à Europa, o treinador não escondeu a ambição: "Temos a esperança de ficar mais acima [Rio Ave é 6º]. Estamos numa fase boa e os jogadores sentem-se motivados. Vamos encarar o jogo com muita vontade."

MÉDIO PABLO AIMAR EXCLUÍDO DEVIDO A PROBLEMA MUSCULAR

Pablo Aimar não foi convocado por Jorge Jesus para a partida de hoje no reduto do Rio Ave, na 29ª jornada da Liga, devido a um problema muscular.

O médio argentino, de 31 anos, tem uma mialgia na face posterior da coxa esquerda e ontem trabalhou de forma condicionada.

Além de ‘El Mago’, também o central brasileiro Jardel fica de fora, depois de ter sido expulso na última ronda do campeonato, no empate com o Olhanense (1-1).

Jorge Jesus também não pode contar ainda com Luís Filipe, Ruben Amorim, Salvio e Nuno Gomes, todos lesionados.

O treinador das ‘águias’ chamou 19 jogadores, tendo deixado de fora o guarda-redes brasileiro Júlio César e o extremo argentino José Luís Fernández, por opção.

O Benfica, segundo classificado (59 pontos), visita hoje o Rio Ave (20h15, TVI), sexto (37), num encontro que será arbitrado pelo madeirense Marco Ferreira.

Benfica vitórias Jorge Jesus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)